sexta-feira, 10 de outubro de 2008

A Grande Crise! Quem perde , quem ganha?

Quem foram os culpados pela crise financeira?
Os banqueiros e financistas internacionais!
Quem foi ajudado e teve seus prejuízos “encampados” pelos governos de todos os países, que “estatizaram” as dívidas” jogando-as no colo dos seus cidadãos pagadores de impostos?
Os mesmos banqueiros e financistas!
Quem perdeu?
Nós, os idiotas que acreditaram que tudo corria bem e nos sentimos mais “ricos”, “confortáveis” e “consumidores irresponsavelmente bancados sem nenhuma exigência de garantias” pelos que nos concederam crédito fácil.
O que causou esta crise?
É fácil entender.
Imaginem que um certo comerciante , abriu uma carteira de devedores a fiado em seu estabelecimento sem exigir fiador nem garantias de clientes , até bêbados , desempregados e pobretões irrecuperáveis?
Ai ele precisou de um dinheiro extra e procurou o seu banco.
Forneceu a lista de devedores como garantia de dinheiro a ser pago e crédito para si.
O banco aceitou e cobriu o seu risco de inadimplência (falta de pagamento).
Negociou com outro banco o risco da operação e o outro aceitou a transferência de “créditos” a serem realizados a curto prazo.
A partir do quinto banco, que entrou na cadeia de negociação de créditos pendentes , a coisa toda “fedeu” porque os “bêbados” e “pobretões” que deviam ao primeiro comerciante não puderam pagar as dívidas.
Imaginem o tamanho desta “transferência” de créditos jamais possíveis de existirem quando chegaram às bolsas , bancos , fundos e seguradoras?
Foi assim que aconteceu no mundo quando facilitaram demasiadamente o crédito à população, sem exigirem garantias sólidas , para mostrarem que o Capitalismo triunfou!
Aqui no Brasil também, famílias que nunca entraram num mercado para comprar nada , passaram a comprar com o excedente do “Bolsa-Família”, a gerar empregos nas lojas dos comerciantes que tiveram de contratar mais gente para ajudá-los nas vendas e por ai foi a “inconseqüência geral” de nosso governo e seus “financistas”, favorecidos pelo “Boom” da Economia mundial crescente.
Todos puderam comprar carros do ano, geladeiras, DVDs, celulares e tudo que o mercado de consumo ofereceu sem perguntar se a pessoa poderia pagar realmente o que assumiu de dívidas.
Quando os primeiros não puderam pagar as prestações, tudo caiu num “efeito dominó” , lá nos E.U.A, começando no mercado imobiliário (casas de prestações não pagas) e aqui em breve também ocorrerá o mesmo.
Uma coisa é certa.
Quando vocês começarem a ver, pessoas humildes , bem pobres , com aquela cara de ignorância total sobre taxas de juros comprando em grandes lojas suas geladeiras, televisões, etc, e , virem que a classe média “entrou” na bolsa, aplicando suas pequenas economias, caiam fora de qualquer investimento, pois uma quebradeira acontecerá!
Os “tubarões” já venderam “no máximo da alta valorização” da bolsa, suas ações aos incautos que não têm instinto nem falta de escrúpulos suficientes para serem ricos!
Mas...o que acontecerá conosco se esta crise não tiver uma solução imediata?
Primeiro de tudo, um “aperto” no “crédito fácil” e exigências , até de fiança, que afastarão a maioria absoluta dos compradores , consumidores.
Conseqüentemente, uma retração imediata do consumo, desemprego nas lojas e empresas, indústrias, etc, por falta de “demanda” (procura pelos produtos, com dinheiro para pagar), significando uma “cascata” de falências comerciais, redução de investimentos na indústria, desemprego crônico, inadimplência de devedores , quebras de bancos mais frágeis, incorporações e compras destes pelos maiores e mais solidamente estruturados em lastro de capital, etc.
Mas ... e a minha picanha e a feijoada? Como ficarão?
Bem... primeiramente devemos separar certos itens de alimentação que não são exportáveis dos exportáveis , porque alguns não dependem do mercado externo.
Feijão não sofre alterações do exterior, porque é produto plantado por uma Economia familiar , para consumo interno.
Carnes sim!
Se houver uma retração dos pedidos e compras do exterior , causado pela crise financeira, as carnes cairão de preço , apenas por pouco tempo, porque os frigoríficos poderão “segurar os preços” e impedir o “deslanche” no mercado interno.
De qualquer maneira, depois de “desovadas” as reservas congeladas em frigoríficos a carne subirá estonteantemente de preço, devido ao aumento da dívida dos pecuaristas, lastreada em dólares e dependente de insumos , derivados de petróleo, bens de capital, etc.
Entendam que , embora o dólar lá fora esteja desvalorizado, aqui não , porque está vinculado ao Ouro em cotação e “contratos de gaveta” entre empresas nacionais e financiadores internacionais, com base na referência diante o Real.
Em grande parte a comida barateará até, mais para os vegetarianos, rsrsrs.
Esta possível retração dos mercados exteriores poderá levar os empresários brasileiros da cana de açúcar (álcool) à falência, a ser devidamente salva pelo nosso governo dependente e devedor pelo apoio financeiro de tais empresários na última campanha presidencial.
O governo está tendo de “queimar reservas em dólares” para controlar o pânico do mercado.
Estas reservas eram a garantia de “planos assistenciais” como o “bolsa-família” e outras “facilidades” para “cotistas vitimizados pela exclusão” e mais programas sociais.
Com a CPMF extinta e outras limitações, o nosso governo terá de se virar para manter uma reserva estável e garantidora de seus planos assistenciais, porém, todos estes dólares que o nosso país possui , nada valem no exterior , pois a moeda norte-americana está em franca decadência e desvalorização, aumentando o risco de uma tragédia total , enquanto o nosso “gremlin falastrão” desafia o FMI em bravatas , vestido de casaco vermelho que nem o Hugo Chávez, tentando conservar a sua “popularidade” no IBOPE.
Triste país e povo que merece o que tem porque elege estes governantes.

40 comentários:

Sol disse...

Homero,

Estou me lembrando da estória dos sonhos de José no Egito antigo.
Sete anos de vacas gordas e sete anos de vacas magras.

Penso que tudo isso que está acontecendo, é o resultado de políticas economicas equivocadas.
A ilusão de moeda forte,inflação sob controle, fez com que muitos se arriscassem,poucos deram atenção as taxas de juros.

Se a economia mundial é uma corrente, por que lá fora os juros são tão baixas quando comparadas as nossas e mesmo assim as pessoas não conseguiram quitar seus compromissos?

Sei que houve empréstimos e financiamentos sem garantias,mas o que desencadeou esse calote geral?

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Sol.

-O que desencadeou esta tragédia?
-Os ignorantes, imbecís, que sonharam consumir sem maiores responsabilidades e não tinham raciocínio apto a ver o que o destino lhes reservava.
-Os "predadores" adoram estes "incautos" deslumbrados pelo consumo.

Sol disse...

Mas as pessoas lá fora são mais atentas a essas coisas, aqui é que não prestam atenção, as pessoas se acostumaram a usar o limite do cheque especial como salário, e as financeiras percebendo essa situação, inundaram a todos com cartões de créditos mesmo com limites baixos.Foi uma festa da uva, muitas pessoas sem nenhuma condição se viu usando e abusando.

Como pode alguém comprar um carro para pagar em cinco anos?
Se voce prestar atenção ao transito de São Paulo, verá carros sendo conduzidos pelos motoristas sem um único carona.


Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Sol.
Ao lado daquela motorista paulista "gatona" estava eu...de carona erótica...rsrsrs

Homero Moutinho Filho disse...

Sol.
-Lembra daquela sueca que deixei na Bahia ? Pois é... esta é uma amiga dela que me deu carona aqui e ...bem... fique na sua e não pergunte nada viu?

Sol disse...

Como voce quer que eu não pergunte nada?
Aguçou a minha curiosidade meu amigo, já que começou agora conte.
Onde voce encontrou essa amiga da sueca? em São Paulo?

Solange

Sol disse...

Voce é do tipo co-piloto? que vai"avisando": olha o buraco!!!, olha o farol!!!, voce "tá" "comendo" a faixa, vai pra esquerda!!, vai pra direita!!, não ultrapassa agora!!!, espera!!!, vai!!!, não vai!!!?
ou veja o olho e aproveita a carona?

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Foi outra sueca louríssima, amiga minha e da minha "ex" daquele cruzeiro que ela me deu o apartamento e coisa e tal, entende?
Coisa de alguns aspectos astrológicos que me protegem contra estas mulheres, kkkk.

Homero Moutinho Filho disse...

Ai entrou uma maluca que servia cafezinho mas tinha uma carinha de "sansey" e corpinho asiático magnífico, e eu me perdi nas identificações e neuras pessoais.

Homero Moutinho Filho disse...

Meu problema sempre foi o de "expressão" , não é?
Sei lá... pessoal, sexual... vocês sabem...

Sol disse...

Homero voce é um perigo, estava com uma sueca na Bahia,o apartamento eu não sabia que havia ganhado, voce falou da passagem para o Rio de Janeiro, depois se deixou seduzir por uma amiga da dita cuja e acabou perdendo a cabeça por uma sansey?
Que confusão!!! desse jeito nem amarrando.O que essa sansey lhe ofereceu?

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Sabem aquela maluca de esposa esquimó que tentou me segurar colando o nariz? Putz!Demorei pacas porque ela era até muito "interessante" em pude prolongar a despedida. KKK

Sol disse...

Acho que voce se "expressa" bem demais,problemas de ordem sexual, não acredito, já teve dois casamentos, pessoal também não, pelo que vejo seu problema é a pouca resistencia aos encantos feminino.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

E pude

Sol disse...

Homero, achei que o caso com a esquimo tivesse acabado, não é possível que continuou a esfregar o nariz, mesmo depois de correr o risco de virar picolé

Solange

Sol disse...

Deixe me ver, começamos em Floripa, fomos parar na Russia, voce tentou se afogar nú no Volga, pegou carona num taxi de um comunista, que lhe deixou no Alaska, se envolveu com tres esquimoas malucas que só queriam "abusar" do seu "corpinho" sexi, fugiu novamente antes de virar comida de urso polar. encontrou uma sueca que adorou!!! o samba e a capoeira.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.
- Não sabe o que é um "picolé" asiático

Sol disse...

Picolé asiático? rssssss.só voce, pensei que fosse sueco.

Solange

Sol disse...

Temos cinco continentes voce já percorreu tres a asiática eu não conhecia.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

É bom...bom... não muito bom...mas ...

Sol disse...

Qual é a diferença entre o picolé asiático e o sueco? ambos são feitos de gelo e de algum sabor de sua preferencia.rsssss

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Coisa boa para recordar e "gozar a vida" né?

Sol disse...

Deixe-me, ver entre um picolé asiático e um sueco, ficaria com o sueco.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Sol.

-Sabe de uma coisa?
A "esquimoa" foi para a Califórnia e de lá pegou um visto para o Brasil, dizendo que tinha amigos e parentes aqui.
Imagine quem?
Eu!

Sol disse...

Não sei, não vivi essas aventuras com esquimoas, suecas e asiáticas, não é a minha praia não!!! rsss., prefiro outras recordações, sou romantica demais.

Solange

Sol disse...

Se ferrou! arrumou uma encrenca do tamanho do Alaska,se alojou na sua casa, e agora não quer sair.
Aproveita um pouquinho, toma umas vodkas, pra esquentar.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Cada um com seu sabor...hehehe

Sol disse...

Está parecendo um sultão e seu harém, tres esquimoas,duas suecas e uma asiática, uma por dia , está faltando uma para completar a semana.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Não é bem assim amiga. a "Esquimoa" era até bem jeitosinha e quentinha...a sueca também quando na piscina quente da suite do transatrlântico do cruzeiro. Coisa cultural e sem o meu domínio não é?

Homero Moutinho Filho disse...

"Transatlântico"

Sol disse...

Tem toda a razão, desse jeito é dificil raciocinar, digamos que tudo fica meio....estimulante.
Calor, frio, quente, morno,as sensações dominam tudo.

Solange

Sol disse...

Imagino, o oceano, piscina quente, acima o céu com muitas estrela e embaixo......cof,cof,cof

Solange

Sol disse...

Fico estarrecida como "essas" mulheres podem "abusar" de um ser tão "inocente".Sem "conhecimento" da "cultura" esquimo , sueca e asiática.

Solange

Sol disse...

Homero, vou dormir,

Por favor não exagere com as "meninas".
Tenha bons sonhos

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Ahhh...uma "esquimoa" quentinha e uma sueca de pés frios rosados na minha lareira e tapete expulsando meus cães,rsrsrs

Homero Moutinho Filho disse...

Quem não conhece o blog e nossas conversas na madrugada, sem pé nem cabeça, vai pensar que somos loucos. Rsrsrs

Sol disse...

Homero,

Nossos conversas são normais.
Suas "aventuras" é que são muito doidas. Já imaginou? um "pobre" homem sendo "sugado" como picolé por tres esquimoas, duas suecas e uma asiática? Não é pra qualquer um não,é para quem pOOOde!!!

Solange

Sol disse...

Homero, cadê voce?

Está assistindo Zorra,ou "vendo" as previsões para a seleção de futebol de Dunga, que joga amanhã com a Venezuela?


Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Sol.

- Estou trabalhando.Sem tempo.
-O Dunga não manda mais em nada, faz tempo.

Sol disse...

O filme que escolheram para o supercine é ruim demais.

Aluguei um DVD,o mocinho mata mais que a gripe espanhola, e não desfaz nem o nó da gravata, mas
serve para esperar o início da corrida de formula 1.

Dunga não manda mesmo ,mas atrapalha um bocado, cruz credo!

boa noite e bons sonhos

Solange