terça-feira, 22 de abril de 2008

"Terre-Créu brasileiro"!




O país do "Créu", precisa muito mais do que isto para "cair na real" e tomar vergonha.
Segundo a conhecida piada, o Brasil não tinha catástrofes naturais, como terremotos, vulcões e ciclones. Em compensação tínhamos um “povinho”...
Agora parece que unimos o inútil ao desagradável . Ciclones, inundações, chuvas de granizo, centenas de tremores de terra, etc, já fazem parte do nosso cotidiano, embora alguns ainda em baixa intensidade.
Não foi bem o caso deste tremor de hoje cujo epicentro se encontra numa falha ou fissura no leito oceânico bem próximo ao nosso litoral que se estende de norte a sul do continente sul-americano.
Esta falha (notem a “seta” branca apontando para o litoral brasileiro, especialmente o sudeste) é provocada por outra bem mais importante que vai do extremo norte ao sul do globo terrestre na região abrangida pelo oceano Atlântico, causada por uma constante elevação de uma espécie de “cordilheira” submarina , à uma velocidade de mais de um centímetro ao ano, resultado de erupções vulcânicas submarinas, causadoras da separação entre o continente africano, europeu e Américas, desde a época do continente original, denominado”Pangea”.
Entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo (serra das Araras) há uma falha e elevação súbita, entre 400 e 800 metros onde se situa o platô paulista e se estende pelo interior em elevação média de 600 metros acima do nível do mar.
Este choque entre placas tectônicas, tende a separar os dois estados, fazendo submergir o Rio de Janeiro e repartir em pedaços o litoral paulista, até a capital.
Até bem pouco tempo atrás, todo o continente sul-americano, estava se deslocando para o oeste, por força da pressão da cordilheira atlântica e ganhando litoral, até um ponto limite em que, do outro lado, outra falha e a placa de Nazca exerceram pressão contrária, freando a expansão para o oeste, como se comprimindo todo o continente,fazendo com que, nosso litoral parasse de ganhar espaço e o oceano começou a pressioná-lo, forçado pela elevação da cordilheira central atlântica.
Isto proporcionou a exposição e descobertas de imensas reservas de componentes fósseis (petróleo), se bem que, não terão longa vida , talvez nem mesmo possibilidade de serem devidamente exploradas a curto prazo pela sucessão de fenômenos naturais e cataclismos que ocorrerão nos próximos anos em escala crescente.
Em próximo texto mostraremos quais as regiões seguras no Brasil e como se prepararem para o pior que virá.

23 comentários:

Elite disse...

Resumindo: A m**** do rio de janeiro vai por água a baixo e vamos começar a ter mar em são paulo!?

Cadê a má notícia?

Homero Moutinho Filho disse...

Elite.

-70% do estado do Rio de Janeiro submersa e o litoral de São Paulo também, além da capital fragmentada, porém, sem praia. Com esgotos estourados, milhões de ratos, criminosos à solta, e prédios desabando.
-Acha pouco?

Anônimo disse...

Boa Noite Homero!

Moro no litoral paulista (Santos) e sempre acompanhei seu blog, inicialmente atras das previsões sobre Iris e Diego, mas acabei me interessando por outros assuntos que são postados e que me despertaram a curiosidade e principalmente pelos acertos feitos por vc.
Algumas vezes fiz alguns comentários, mas prefiro ler do que faze-los.
Voltando ao assunto (rsrsrs...) senti o abalo da minha casa, moro no quarto andar de um predio de 9 andares e deu para assustar, a impressão que passou é que meu predio iria desabar. A sensação minha e de meu marido inicialmente era de que estavamos tontos, mas quando olhamos para o ventilador de teto, percebemos que ele estava balançando, uma sensação muito estranha. Na mesma hora me lembrei sobre um comentário seu (não lembro bem se foi um post ou apenas um comentário no halos) sob algumas mudanças que ocorreriam no planeta e agora quando abro o Blog dou de cara com seu post sobre o assunto.
Vc acredita que o que ocorreu hoje possa ser apenas um sinal de que muitos ocorrerão e em que espaço de tempo vc acredita que o que descreveu acima possa acontecer?
Desde pequena sempre escutei falar que um dia o mar invadiria Santos, mas nunca acreditei nisso, mas depois de hoje, escutando alguns comentários na tv de uns tempos para cá, de ter lido seus comentários, é óbvio que alguma coisa está acontecendo e que não é normal.

Anônimo disse...

Meu Deus! Quando isso irá acontecer? Existe um tempo definido para isso ocorrer? Seria o caso de tsunamis e terremotos acabando com o Rio e com São Paulo? Nos dê mais noticias Homero! Por favor!

Homero Moutinho Filho disse...

Anônimo das 00:37.

-Nosso problema maior é que nossas construções não são planejadas e calculadas para resistirem a cataclismos, como as que existem no Japão e E.U.A, já acostumados a isto.
-Não temos sequer tecnologia conhecida para estes casos. Um terremoto de 5.1 , se ocorrer perto de São Paulo, destruiria 2/3 dos imóveis da cidade em minutos, enquanto que, em Tóquio, seria sentido como um pequeno abalo nas edificações.
-Toda a nossa orla marítima é constituída de sedimentos, portanto, muito frágil. Regiões de maciços e planaltos não serão afetadas.Algumas serras sim e planícies pior ainda, pelo desmoronamento de encostas.
-Em São Paulo, a região mais segura é onde estou morando há 16 anos, a "alta paulista" (oeste),que é um planalto antiqüíssimo.

Homero Moutinho Filho disse...

-Todos os cálculos e estimativas científicas anteriores, que previam elevação de oceânos e catástrofes climáticas para um período futuro de 100 anos mais, agora estão sendo retificadas e chegam a um intervalo entre 5 e 8 anos.
-Acredito em menos do que isto. Uns 4 anos adiante.
-Não estamos livres de "Tsunamis" nem de avanços do oceâno.
O impacto de um simples asteróide ou meteoro, de uns 500 metros na orla marítima, geraria um efeito termo-nuclear que levaria as águas até uns 100 kms continente adentro, além de provocar uma onda de calor e ventos tão intensos que destruiríam toda a fauna e flora até uns 400 kms, inclusive nós humanos, com a força de dezenas de bombas atômicas.Isto já aconteceu diversas vezes em nosso planeta há séculos e milênios, milhões de anos atrás e destruiu quase que totalmente a vida na Terra.
-Não pretendo causar pânico nem amedrontar pessoas. Apenas digo que se previnam, tentem se afastar de regiões vulneráveis e mudem, se puderem, de vida, trabalho e hábitos arraigados, pensando em se mudarem, a médio prazo, de onde residem.
-Sou carioca de Ipanema, mas não voltaria a morar lá nem pago.
-Não tenho medo de morrer, mas também não sou idiota de facilitar.Rsss.
-A situação é mais séria do que divulgam e em muitos locais do mundo diversas pessoas, grupos e cientistas estão se mobilizando, além dos governos que já sabem sobre os riscos próximos.

Anônimo disse...

Homero, foi exatamente isso que pensei, por isso comentei de morar em um predio e para ser sincera, estou pensando nisso até agora. Não sei se vc já ouviu falar que existem muitos predios na orla da praia de Santos totalmente tortos, quando se caminha na praia dá para ver nitidamente. Houve até comentários a tempos atras de que poderia haver um efeito dominó de tão inclinados que alguns se encontram.
Nunca dei muito importancia até o dia de hoje, mas agora é o caso de se pensar.
Mas o que gostaria de saber realmente é se existe uma previsão para que aconteça o que descreveu em seu post.
Não estou desesperada não viu? (rsrsrssr...) Assutada, sim! Afinal só escutava isso vindo de outros países e tenho consciencia de que não estamos preparados para esse tipo de coisa, acho que está na hora, até pelo ocorrido, de me interessar mais.
Desde já, agradeço.
Ah! Além de seus estudos existe uma "intuição" maior sua para o que possa acontecer?

Homero Moutinho Filho disse...

-Os prédios parecem estar "fora de prumo", tortos, porque , na realidade, o leito onde foram construídos está sendo corroído por baixo.
-Existem muitas profecias, mas a mais exata astronomicamente falando é a dos Maias, que estabelece o ano de 2012 para o fim de tudo.
-Minha "intuição" tende a imaginar grandes catástrofes para os próximos 4 anos, mas posso estar errado.
-Os "clarividentes" verdadeiros, estão encontrando dificuldades em penetrar no futuro nestes últimos 10 anos, porque parece haver um "impedimento" Superior, para que ninguém possa saber da hora em que estes fatos ocorrerão.
-O que posso adiantar é que, os que tentam, vêem imagens de um mundo "virtual" totalmente desconhecido.
-Lembro também que, estamos entrando num ponto de interseção entre a Galáxia e a Via Láctea, que poderá trazer uma inimaginável chuva de poeira cósmica e outros fenômenos.

msolangepereira disse...

Bom dia Homero e a Todos!

Homero, estou bem não senti o "Terre Créu", estava lendo seu comentário sobre o "fenomeno" e, estou imaginando se, a desgraceira realmente acontecer.

Já imaginou,voltarmos a era primitiva tipo "planeta dos macacos"tudo em ruínas,e os poucos sobreviventes da raça humana, tendo que se defender de feras,sem água potável,alimento,um povo emperebado pela irradiação.

Já fiz a minha escolha,"tô fora",tenho a mais absoluta certeza,não atirei pedra na cruz e nem acertei o "saco" de Jesus Cristo,tentarei partir dessa no primeiro Tsunami.

A única dificuldade será chegar no litoral pois moro bem longe do mar mas,dar-se um jeito.

Solange

msolangepereira disse...

Homero, lendo seu comentário acima sobre a interseção entre a Galáxia e a Via Láctea, me lembrei de uma mensagem super bonita que recebi em meu aniversário,e também havia um texto que falava sobre" A Era da Luz ou O Cinturão de Fotóns",sempre fui meio cética em relação a muitas coisas mas, a vida se encarrega de nos abrir os olhos e os caminhos.

Pois bem, esse texto diz que,estamos entrando no final de um ciclo de 104 mil anos, foram 4 grandes ciclos Maias e 4 grandes ciclos Astecas.E esse novo ciclo que começará em 2012,trará um novo campo de percepção que, estará disponível para aqueles que aprenderem a ver as coisas de uma outra forma.

Estaremos nos sintonizando com a quarta dimensão e nos preparando para receber a radiação da quinta que, é a zona arquétipica dos sentimenos e dos sonhos,onde será possível o contato com planos mais elevados porque estaremos vivendo numa dimensão mais emocional e não física.

Segundo esse texto a terra passa por essa radiação a cada 10 mil anos e permanece nela por 2 mil anos a última aconteceu na era de leão.

A minha dúvida é que nesse texto estaremos entrando na era de aquário, isso me deixou confusa.

Solange

Anônimo disse...

Jesus Cristo!
Fiquei com medo agora!
Você acha Homero que em 2012 o mundo vai mesmo acabar?
É muito pouco tempo!!!

Homero Moutinho Filho disse...

Eu não disse que o mundo iria acabar em 2012. Foram os maias que previram isto. Acredito em parte nesta profecia, pelo que pressinto e que nos próximos 4 anos as catástrofes crescerão em progressão geométrica, podendo levar as grandes metrópoles a um caos total, com muita violência urbana,, no caso do Brasil, como ocorreu em Nova Orleáns nos E.U.A.

Anônimo disse...

Entendi Homero.
Será possível que as catástrofes naturais sejam uma forma da "Mãe-Natureza" mostrar a todos a força que tem, quando é tão desrespeitada pelos homens? Quando digo desrespeitada me refiro à poluição desenfreada, desmatamento, esse tipo de coisa.

Homero Moutinho Filho disse...

-Pior do que a poluição é a degeneração moral e mental do ser humano que agride o planeta Terra e contamina a sua aura.
-Somos apenas vermes parasitas, devastando um corpo esférico em órbita , como bilhões de outros no universo.
-Achamos que estamos evoluindo, somos donos da verdade e temos "livre-arbítrio".
-O castigo provará mais uma vez que não.

msolangepereira disse...

Sabemos que,tudo de bom ou de ruim são consequencias de nossos atos.O homem a tempos, vem destruindo não apenas o meio ambiente mas, também tudo que diz respeito a príncipios e moral, em nome da ambição e ganancia.

O que lemos e vemos em termos de manipulação de alimentos com a justificativa de torná-los mais resistentes a pragas, o uso desenfreado da terra, para aumentar a produção,a destruição das florestas para a criação de animais de corte, a poluição de lagos e rios,
tudo isso para que, possam lucrar cada vez mais.O preço do descaso com a vida será a destruição de tudo que nos dá sustento.

Hoje temos uma alimentação
contaminada por agrotóxicos e hormônios sintéticos, quem prefere uma alimentação mais saudável e natural acaba por pagar muito mais caro.
Vivemos a era do lucro rápido e fácil.

Não é a toa que a natureza está se rebelando, a grande diferença é que podem levar milhares de anos mais ela acaba se regenerando e nós ,o que acontecerá com a raça humana?
Solange

Anônimo disse...

Sr Homero agora fiquei com medo 4 anos passa muito rapido, tenho familia que mora em Santos a pouco tempo, mora de frente a praia, nesse fim de semana parte dela veio passar o feriadão no Rio, ontem após ver nos noticiarios sobre o ocorrido minha irmã ligou para seu esposo que estava no Grarujá a trabalho ele não sentiu mas vizinhos de Santos o ligaram avisando do ocorrido. Passei o carnaval em Santos e na orla tem mesmo predios tortos tem um que fiquei até com medo de passar ao lado, será que poderiamos conseguir evitar isso? poderiamos mudar essa parte da hestoria?

Araguacy disse...

Homero e demais amigos,

Quando fenômenos naturais e avassaladores se manifestam na Terra ficamos atordoados e inseguros; e em particular no Brasil onde tais fenômenos sempre foram leves e raros. Surge aqui e ali em certo temor de que o mundo vai acabar, e nessa possibilidade o terror ataca milhares de pessoas, as fanáticas religiosas em particular que já imaginam o Apocalipse.

O que nos esquecemos é de que vivemos num organismo vivo com ações e reações próprias, e como tudo que tem vida, com cuidados ou não,um dia essa vida se extingue. No caso da Terra sua idade não se conta em anos, mas em centenas de milhões . Maremotos, terremotos, furacões, tsunamis, erupções vulcânicas, tornados, tempestades de neve, de raios, chuvas torrenciais e secas prolongadas. E ainda bilhões de pessoas absorvendo o oxigênio e o exaurindo pelas toneladas de gases químicos de suas ações mecânicas. Retiramos de suas entranhas a nossa sobrevivência, nossa riqueza , nossa economia e a utilizamos vários mecanismos para melhores condições de sobrevivência coletiva,. Então, são manifestações tão naturais como um ataque epiléptico naqueles que sofrem convulsões.
É facil entender as previsões dos maias. Se considerarmos a origem e a idade do planeta, suas características geológicas, meteorológicas, oceânicas, sua energia e a radiação que flui de vários pontos, sua posição em relação ao sol, a vida animal e como ela contribui para seu “progresso” e definhamento, não é difícil imiginar o seu desfecho. Mais fácil ainda se tornará se compararmos esse grande Universo com o universo menor de nosso corpo. É gerado de acordo com os caracteresinternos e externos recebidos, desenvolvido física e intelectualmente de conformidade com seu zelo ou displicência.
Adquire através de seus hábitos a “garantia” de sua qualidade de vida. Boa, regular, a desejar, ou violada por hábitos ou abusos excessivos que compromentem o bom funcionamento de seus órgãos, de sua psique. Pequenos problemas de saúde podem acarretar num atestado de óbito.
E mesmo que tenhamos uma vida física, emocional, social e moralmente saudável, ainda assim esse pequeno universo tem limitações. Definhará um dia, com a importãncia exata no Cosmos. Nem mais nem menos.

A propósito, não sou entendedora ou estudiosa no assunto. Ignorante até a raiz dos cabelos, rsrsrsrs
Sou observadora, e como todo observador tenho minha opinião. Aceitável ou não, é o que tenho a dar a vocês, com quem tenho convivido muito através desse blog

Homero Moutinho Filho disse...

Araguacy.

-Obrigado pela contribuição.

-Realmente tudo é conseqüência de ciclos naturais, fenômenos imprevistos e de nossas intervenções .
-Lembremos que algumas transformações radicais não demoraram milhares de anos, pois foram encontrados mamutes congelados ainda com a comida na boca, sugerindo uma queda brusca de temperatura da ordem de uns 30 graus no mínimo que exterminou toda a fauna existente há dezenas de milhares de anos.
-Tal fenômeno só pode ser explicado pela repentina mudança de inclinação do eixo da Terra.
-Estamos no mais baixo grau de eletromagnetismo das linhas terrestres, o que, poderá causar uma inversão de pólos.
-O degelo polar e conseqüente elevação do nível dos oceânos, previstos para 100 anos, hoje foram reduzidos para um período entre 5 e 12 anos.
-A maioria das informações vem sendo escondida do público, para evitar o pânico e quebradeira da Economia mundial.

Homero Moutinho Filho disse...

Solange.

-Não existe um limite exato entre as constelações, por causa do grande espaço entra elas onde não constam estrelas importantes .
Tanto já podemos estar entrando na Era de Aquária, como ainda faltaríam uns 130 anos, no mínimo,pela frente.
-Se nos guiarmos pelo período padrão das eras, que abrange 2160 anos cada um, ainda faltaríam uns 152 anos até entrarmos em Aquário.

Homero Moutinho Filho disse...

Sobre os prédios tortos de Santos e outros postarei hoje.

Anônimo disse...

Homero o que aconteceria com Santos? Seria inundada?

Homero Moutinho Filho disse...

Ainda hoje, postarei sobre Santos, Rio e outras cidades.

msolangepereira disse...

Sei que o nosso solo é composto de materiais diferentes mas, não custa nada reforçar a reza, a catástrofe em Nova Orleáns começou com o furacão Katrina, ventos fortíssimos,de encontro com, um volume enorme de água ,represada pelos diquens se, não bastassem as perdas materiáis e humanas a população ainda sofreu com saques,roubos,estupros, um aumento astronômico da violencia.

No nosso litoral, a maioria das construções são feitas em cima de caixões,reforçados com muita pedra,ferro e concreto,mesmo assim vemos muitas casas sofrerem um processo de estabilização,uma leve inclinação, fico imaginando tudo isso sofrendo a violencia desproporcional de ventos e água, é assustador, não estamos preparados para acidentes naturais, essa é uma grande verdade

Não senti o tremor ontem mas, ouvi relatos de várias pessoas e pude constatar que,apesar de não ter causada nenhum dano maior, o susto que, provocou foi medonho, imagine se ocorrer outras vezes, nosso povo com certeza irá surtar de vez.
Espero melhores previsões para o Brasil.

Solange