quarta-feira, 3 de outubro de 2007

"Vivre pour Vivre"

"Viver por Viver".
Era um fim de tarde, em meu sótão e a neve caia solta.
Nada muito espaçoso, apenas uns 20 metros quadrados, contando com a alcova fechada por cortinas , o pedaço reservado ao piano e nada mais .
Não havia cozinha nem dependências, somente “aquele quarto”, no local certo e momento certo, para eu ter vivido a maior experiência de minha vida em encarnação.
Alunas nobres , virgens , ricas e abastadas, da elite e nobreza, como seria de se esperar naquela época.
Houve uma “época”, sim, em que mulheres eram musas inspiradoras de grandes obras de arte e sinfonias.
Houve sim, sem “cachorras” e “funks”, sem “orientações sexuais” nem “politicamente correto”, mas, a humanidade conseguiu chegar ao apogeu e auge de cultura .
Cultura européia?
Claro que sim.
Depois de terem sido escravos , vítimas de pestes e guerras intermináveis, eles conseguiram afinal superar a tudo , ao contrário das demais culturas e etnias do mundo e nos dominam até hoje, pelos seus esforços , concentração, disciplina e capacidade de organização.
Portanto, algo de mais superior em relação a outras culturas eles tiveram e conseguiram superar a todos os obstáculos e tragédias coletivas.
Apesar de todas as matanças, imperialismos e colonialismos, devemos perceber que, ninguém jamais é escravo ou submisso, a não ser que se submeta e aceite esta situação de cultura vencida .
Quem nasce com o “Espírito” de importância perante o mundo jamais se submeterá a quem quer que seja, mesmo que submetido à morte!
Mas... voltemos ao meu quarto , onde as janelas mostravam a neve escorrendo , um piano à esquerda , algumas partituras incompletas e uma alcova cortinada à direita , perfaziam meu “ninho”.
Foi primeiro em Munique, depois em Paris , um espaço de duas vidas , pois semelhantes em termos de dedicação e amor pela música.
Antes, na "Renascença" foi pela pintura e escultura, entre os séculos XIV e XV.
Aquela praça com o chafariz central em Munique e muito além , uns 80 anos após, em Paris, naquele apartamento em subsolo , diante do Sena , próximo ao teatro de ópera de Paris, onde morou Chopin, foram o bastante para minhas convicções e experiências.
Mais ainda , naquela casa , uma “dacha”, residência aristocrática , da nobreza russa , à época de Pyotr Ilyich Tchaikovsky (http://pt.wikipedia.org/wiki/Pyotr_Ilyich_Tchaikovsky), depois tomada pelos comunistas, para se servirem e colocarem seus dirigentes máximos do partido.
Existiu mesmo aquela viúva baronesa russa que financiou tudo.
As obras musicais, a hospedagem e um grande apreço e amor.
Sempre seremos os detentores do progresso espiritual e obras inigualáveis , não agora mais , pela degeneração total que une todas as etnias e raças, mas depois sim.
Após o caos , ainda conservaremos a sabedoria a Ciência e a Arte Maior!
Voltaremos para ensinar!

4 comentários:

Anônimo disse...

Belo texto,me pergunto sempre o por que as melhores e maiores obras ainda são as de seculos passados, se eternizaram não apenas pela beleza mas, tambem pelo esforço empenhado ,vejo hoje a facilidade que temos em ,tecnologia e informações, e mesmo assim fazemos coisa efemeras e passageiras, muitas vezes sinto saudades de algo que conscientemente não passei, uma gravura antiga me enche de alegria ou tristeza, enfim talvez seja essas vidas passadas, que mesmo com pestes ,doenças e guerras, a cultura sobrevivia e crescia
Solange

Anônimo disse...

Homero, será que você pode prever o futuro profissional da Íris também?

Anônimo disse...

Boa tarde,Homero!
Pelo que li a polemica em torno das vendas da PB da Iris continua,me parece que ainda não saiu nenhuma informação oficial,creio que tenha vendido bem,gostaria de saber se as vendas são computadas apenas com vendagens em bancas ou tambem levam em conta o numero de assinantes, conversando com um amigo fotografo a respeito ,ele não acredita que a Editora pagaria o valor citado, apenas nas fotos da edição, acredita sim que ,possa estar vinculado as vendagens, tipo comissão. A verdade e que o valor do cache não poderia ser divulgado,não entendi porque, pois, sei que Iris mencionou, não o valor mas, citou que não posaria por menos que isso, segundo ele ,criou-se uma expectativa muito grande em torno dessas fotos mas, o resultado acabou por decepcionar principalmente pelo conteudo, apesar das fotos lindissimas artisticamente falando, a internet ajuda na divulgação mas,no caso da PB da Iris, ja haviam anunciado que as fotos eram mais recatadas e a propria ,fez quetão de deixar isso claro, como diz meu amigo; quem quer ver foto comportada compra as revistas Nova, Claudia, Marie Clare,achei machista esse comentario dele.
Solange

Anônimo disse...

| Elisete |

Homero...
Adorei o texto...
Tua narrativa e uma frase... "Quem nasce com o “Espírito” de importância perante o mundo jamais se submeterá a quem quer que seja, mesmo que submetido à morte!"... quando a li tive a sensação estranha, do tipo déjà vu... não lembro de ter lido isso antes, nem que tenhas me falado... mas tenho certeza que a conheço e sei que a frase é tua... Que coisa estranha, Homero...
"Pandão"!