sábado, 25 de abril de 2009

E a "Plim-Plim" perdeu o "caminho" !

A “Plim-Plim” continua célere em sua curva descendente. Perde para emissoras concorrentes em alguns horários, nenhuma novela emplaca mais sucesso, todas com índices medíocres de audiência, inclusive seus programas dominicais.
É mais um “Bingão”, aqui previsto desde o início do ano passado, em 2008, sobre a decadência da Rede Globo e que, não seria somente pelo aparecimento de novas mídias, mas sim, perante suas adversárias.
Fiz mapas para as últimas novelas antecipando o fiasco de IBOPE e ainda dei “dicas", de como melhorarem os índices alterando os roteiros e elenco, como no caso de “Caminho das índias”, quando sugeri que enfocassem mais o exotismo local e misticismo indiano, ao invés de insistirem em políticas de “inclusão” do núcleo “pobre” brasileiro, que acabou “estigmatizando” uma atriz (Juliana Alves), que vinha em plena ascensão nas novelas, mas foi mal aproveitada nesta, pelo estereótipo da eterna “mulata boazuda” como personagem. Stênio Garcia não consegue se livrar de sua expressão corporal e entonação do "Carga pesada", Marcio Garcia é um "blefe" como galã e Juliana Paes está "insuportável", saturando, pelo não convencimento como "vítima" indefesa, sofredora. Para variar, o melhor é Tony Ramos , que "veste" integralmente um personagem, inserindo trejeitos marcantes, mudando até sua entonação de voz, porém, por sua aparência e expressão corporal, ele parece mais um "brâmane" do que um comerciante, enquanto Lima Duarte estaria melhor no papel de um "sudra". Lombardi "engoliu" a novela e assumiu "na marra" o papel de galã principal. Vera Fischer ,quando aparece, a telinha "brilha" e refresca os olhos, mas ela não consegue "brilhar" como atriz.
Fracassos após fracassos, a “ex-campeã de audiência” parece que não aprende mesmo a lição, enredada numa teia de interesses e vaidades de sua diretoria “deslumbrada” e onipotente, sempre atenta e cobrando dos políticos e governos uma “transparência” que ela própria se recusa a mostrar em suas votações públicas como as dos BBBs.
Se já existia uma grande antipatia por grande parcela, principalmente dos internautas por esta emissora, agora então virou um verdadeiro “boicote geral”, como ficou demonstrado depois da eliminação de Ana Carolina, que fez a Globo amargar o pior índice histórico de audiência numa final, com uma queda vertiginosa de 7 pontos em menos de 24 horas. Não bastasse isto, apesar de intensas “chamadas” durante a semana passada, o “Fantástico” também chegou ao “fundo do poço”, com a menor audiência de sua história, embora tenha anunciado a presença de Priscila em reportagem especial. De nada adianta a Endemol, Boninho e Bial encherem os bolsos pelo “merchandising” mais caro de todos os BBBs, enquanto a Globo afunda com os piores índices de todas as edições do programa. TV é audiência! Os interesses de determinado núcleo de produção, não podem se sobrepor aos da emissora. A “Plim-Plim” não está sabendo aproveitar a originalidade e alto investimento desta novela e “perdeu o caminho” para as Índias, preferindo bater na mesma tecla de sua campanha e discurso “politicamente corretos”. A novela “Duas caras” já demonstrou que, se insistirem numa “inclusão” social forçada, luta contra aparentes “preconceitos” e quebra de “tabus”, quem será “excluída” será a “Plim-Plim”. Esta “mania” politicamente engajada da “esquerda festiva” da mídia”, chegou ao cúmulo de inserir na novela como elemento principal, um questionamento crítico das tradições milenares da Índia, em frontal contestação de seus princípios religiosos e costumes. Se lá existem; a desigualdade, o preconceito e a menor mobilidade social por causa das “castas”, pelo menos eles não têm os nossos índices de corrupção, violência urbana, prostituição infantil e adulta, degeneração moral e impunidade, não fecham hipocritamente os olhos para as origens de alguém, somente porque esta pessoa enriqueceu mas continua “boçal”. Eles assumem o que pensam e acreditam, enquanto nós não , mas praticamos uma discriminação social “velada”. Eles têm uma história antiquíssima, milenar, de religiosidade e sabedoria, enquanto nós apenas de “bundas” que rebolam, braços que batucam e pernas que chutam bolas.
Se querem fazer novelas de contestação e denúncia, que o façam sobre ditadura cubana, lá na ilhota do mais antigo ditador da História, na China ou no "escambau".
A “máxima” popular do ex-carnavalesco Joãzinho Trinta, de que “o povo gosta de luxo e beleza! Quem gosta de feiúra e miséria é intelectual!” ainda prevalece incontestável e os resultados comprovam os fracassos no IBOPE.
Quem liga a TV, quer ver imagens atraentes, diferentes, interessantes, que nos encantam e satisfazem os sentidos. De realidade brutal, violenta, miserável, de sofrimentos e nada que seja atraente em termos estéticos, já estamos cheios de ver e conviver no cotidiano, desde que nascemos neste país tropical “macunaímico”. Se isto contraria ideais de igualdade ou mexe com recalques e baixa autoestima de povo de terceiro mundo, paciência! TV privada visa o lucro! O resto é “discurso político” e demagogia de uma elite da mídia, que se julga a “salvadora da pátria”, defensora dos oprimidos e excluídos, mas não abre mão de seu padrão social de conforto, prestígio e boa vida.

35 comentários:

luciana disse...

desde a palhaçada do big bosta brasil eu perdi o interesse na globo;a novela caminhos das indias eu via um pouco mas acho que a autora perdeu a mao na novela pq está muito chata;hoje faz umas duas semanas ou mais que nao assisto a novela mas o meu pai assisti e as vezes pergunto para ele e pelo que sei nao muda nada;
eu realmente prefiro ler livros,entrar na internet ou ver um bom filme na tv paga.
a globo para mim caiu faz tempo..

Nininha disse...

Arrrrrraaaassou, é isto mesmo, não aguento mais ver novelas, nenhuma, não tenho paciência, fico até feliz quando tem futebol ou qualquer outro esporte como as olímpiadas, quando acaba fico triste, prefiro os telejornais, gosto de programas ao vivo, variedades, vejo tv paga, não tem jeito, o sábado então nem se fala, a programação é pior, um enfado. Homero, vc está inspiradissímo. bjus

Sol disse...

Boa noite Homero!

Apesar de muitas críticas que faço a Globo, na minha opinião, ainda é a melhor emissora de televisão,as outras,não sabem aproveitar o momento,e continuam a investir em atrações com pouca qualidade,fazem televisão na base da tentativa e erro, muito amador, sem inovação, isto porque querem imitar a Globo, não conseguiram adquirir uma identidade propria.

Mesmo a Record, com o dinheiro da Igreja Universal,contrata a peso de ouro atores e autores já conhecidos por seus trabalhos ruins na emissora carioca, porque a idéia não é crescer ou inovar,e sim se igualar, por que não criam núcleos para a formação e descoberta de novos talentos?

O SBT,vive dos humores de Silvio Santos,copia atrações já existentes,e que já saturaram, não despertam interesse do espectador e principalmente de anunciantes,sem programação de qualidade, exibi enlatados americanos.

A Bandeirantes faz um jornalismo de primeira, mas é só, continua a ser domestica, contrata e descontrata com a mesma facilidade, não há fidelidade, virou uma emissora alternativa.

Depois de anos, conseguiu emplacar um programa diferente,o CQC, justamente por ter espaço livre, caso contrário venderia o horário para alguma igreja evangélica, que nesse momento está sendo a salvação da lavoura na Rede TV.

Vejo na net muitas críticas, mas ao mesmo tempo vários comentários sobre a programação da Globo, então não há boicote, o que existe é a crítica por crítica, virou "moda" falar mal.

Na verdade é que as pessoas já não tem a mesma paciencia e tolerancia para acompanhar novelas ou programas repetitivos, hoje há várias opções, se analisarmos o aumento da população brasileira iremos perceber que a televisão de forma geral, vem perdendo o interesse.

Mesmo que divulguem que a Globo perdeu audiencia, mas qual emissora registra 25,30 pontos numa novela ou programa?

O Brasil é grande demais, é preciso parar de apenas valorizar o que acontece no eixo Rio-São Paulo, a Globo perde pontos aqui, mas infelizmente continua a ganhar no sul,centro oeste, norte e nordeste.

Solange

Anita disse...

Boa noite Homero!
Teus textos expressam às claras aquilo que está engasgado faz tempo!

Quando soube que a Plinplinada iria ter uma novela focada na Índia, pensei na hora "que bom, o foco num povo que tem tanto a nós ensinar!".
Mas... cadê a medicina, a filosofia, o ioga? Cadê as maravilhas culinárias?
Só ficam rebolando e enrolando panos coloridos, como se isso já bastasse para representar uma cultura tão rica e diferente à nossa.

Falo da medicina porque eu já me tratei há uns anos com um médico ayurveda o Dr. Domar Sing Madariya, em Buenos Aires. Um ser muito especial, que passava bem longe daquilo que está refletido na telinha global destes dias.

Uma pena!

Abraços e bom final de semana!

Anônimo disse...

so queria que me tirassem 1 duvida : por mais fantasioso que seja 1 enredo de 1 filme ou novela seja de ficção, drama, comedia sempre existe uma explicação logica para o que esta acontecendo na trama mesmo que seja fantasiosa ,e que não encontrei uma explicação plausivel ou quem me explicasse como os indianos nativos e que nunca sairam da india na vida da citada novela se comunicam tão bem com brasileiros , inclusive pela internet etc como se pela historia eles esses nunca sairam da india , claro q os q moram e se comunicam entre si dar-se como dublagem (conclui-se que falam indiano entre si)mas alguns personagens como ravi , maya, ophash etc falam e se comunicam em portugues melhor q mto brasileiro, HOMERO ou alguem por favor poderia me esclarecer isso q ate então acho o + absurdo de tds nessa novela chata arrastada sem grandes emoções , a favorita dava de dez em entrenimento , hj em dia so dou 1 olhadinha se ñ tiver nada melhor no cabo !

Anônimo disse...

duas materia da ana no ego coisa boa galera acessando ok

homero meus parabens pelo comentario .

Homero Moutinho Filho disse...

Anita.

Exato! A medicina indiana é avançadíssima. Os maiores químicos, físicos, geólogos e programadores em Informática são indianos que emigraram para os E.U.A e Europa, pagos a peso de ouro.
Dentro de uma técnica milenar que poucos médicos conhecem, somente os que se aprofundaram nos métodos de verdadeiros "gurus" , há a manipulação à distância, pelo simples movimento de mãos e braços do médico, bem longe do paciente, provocando movimentos e reações no corpo, usando os meridianos e chacras, apenas pela visão do profissional.
O conhecimento sobre ervas e dietas especiais é excepcional.
Se a Globo realmente se interessasse em mostrar coisas que não sabemos, que são interessantíssimas, tentaria mostrar onde vivem os verdadeiros "gurus", não os que vivem em Los Angeles ou atendem em palestras e escritórios de luxo, mas aqueles que moram em grutas, nas florestas e montanhas, se banham nas fontes, têm um olhar "feroz", dominador e inquisitivo e, com mais de 70 anos aparentam ter 30! Estes "despertaram" e mantiverem sua energia "Kundalini" dentro do Yôga tântrico e puderam se isolar .
Eu só pude manter por alguns anos, porque no Brasil, se eu me meter numa gruta e não for do MST, serei preso ou fuzilado por seguranças de fazendas ou do governo. Rsrsrs.
Durante os anos que a mantive e me "isolei" num apartamento,já era "quarentão" e parecia ter no máximo uns 30, se tanto, porque esta energia revigora as células e multiplica em muito as ligações do sistema nervoso, tornando a pessoa hipersensitiva ao extremo.
Eu já lhe disse que sou apaixonado por sua terra a Argentina, não?
Pois é... adorei quando lá estive quando ainda jovem e ainda pretendo voltar, porém , não mais somente para a capital ou Bariloche, mas para os cumes das montanhas, lá perto de "Jujuy".

Homero Moutinho Filho disse...

Complementando.
É MENTIRA que os médicos da Índia não façam ultrassonografia!
Os que se formaram no exterior e os estrangeiros fazem sim, abertamente! O que ocorre é que, por tradição, os próprios indianos preferem não saber do sexo do embrião antes do tempo , para que a mãe não crie "rejeições" ou fique frustrada antes do tempo afetando a gestação.

Anônimo disse...

Homero, meus aplausos!
Concordo com teus pontos de vista com relação à Globo, assim como acho que o mal é, em menor escala, atinente ás demais emissoras. Na verdade, quase 100% do que é apresentado visa agradar um certo público que curte coisas que se tornaram exemplos (muito tortos, por sinal!)passados pela mídia através de seu "formadores de opinião". Atores e atrizes, apresentam suas "abalizadas considerações" sobre os mais diversos assuntos e o povão aplaude... Se fulano ou sicrana falaram, tá falado e tá valendo! Sem falar nos progaramas que passam valores que nada agregam de bom. Então, o que há de melhor para apresentar, se não há mais ética nem descência, senão bundas, peitos e pernas,apologia ao sexo, esportistas ricos e ignorantes fazendo sua estrepolias e vistos como modelo de virtudes,políticos corruptos fazendo uma falsa "mea culpa", noticiários dando ênfase para o que há de mais negativo no ser humano? E por aí vai... É isso que o povo gosta; é isso que o povo quer! Sei que vou ser apedrejado neste espaço público mas, sinceramente, penso que um pouquinho de censura não faria mal à ninguém.
Abraço.

Sol disse...

Não apenas a mãe indiana, mas as judias também preferem não saber o sexo dos bebes ou qualquer outro problema que venham a ter antes do nascimento.Acredito que é justamente por serem contra a interrupção da gravidez, digo as mais religiosas ou espiritualizadas.

Não acompanho diariamente a Caminho das Indias, também tinha uma expectativa diferente, mas se tratando de Gloria Perez era de se esperar uma frustração, não gostei de nada do que escreveu, nem mesmo O Clone , que na época fez imenso sucesso,costuma "encher" suas novelas de personagens, muitos sem nenhuma importancia na estória.

Cria personagens apenas para empregar os amigos, mas infelizmente essa India não agradou, dificilmente encontrará alguém que ache interessante,endeusar uma vaca, e destrezar e humilhar pessoas, por terem nascido numa outra "casta", ou então torcer por uma "mocinha", que mente e engana o marido "gente boa", não há identificação com esses personagens.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Exatamente! É fato incontestável que, indianos não conhecedores de outros países e idiomas estrangeiros, jamais poderiam namorar pela Internet com brasileiros!!!
Erro gravíssimo da novela!

Ly disse...

Parabéns Homero pelo comentário.

Anita disse...

Homero

Esse médico era maravilhoso. Fazia diagnósticos através do pulso ayurvédico, olhando as pupilas, apalpando os órgãos após uma relaxação ioga.
Receitava sementes moídas trazidas da Índia. Pós, pílulas naturais. Uma consulta com ele durava horas, e as perguntas curiosas (hábitos de vida) faziam parte do diagnóstico.
Domar estudava para ser monge (ou algo assim) lá na Índia; mas se apaixonou, se casou e foi para Argentina onde primeiro se formou como médico e depois introduziu os conceitos da medicina indiana desde os anos 80. Inclusive, dando palestras na UBA. Um ser especial.
E sim, me lembro muito bem do olhar dele... parecia que enxergava a alma.
Também me chamava a atenção no seu consultório os perfumes de ervas e especiarias.
Pena que como tu contas, fica difícil para nós "ocidentais" manter essa disciplina que neles resulta uma coisa natural.

Se tu fosses viajar hoje para Baires, não reconhecerias nada nela. Incrível como há lugares que se reinventam; ela pertence a esse grupo. Muda, se recicla o tempo todo. Mas vale a pena. Eu adorava caminhar por horas....

Um abraço!

Anônimo disse...

Não é so a Globo. Não tem nada que preste na Tv aberta, só o jornalismo das emissoras que salvam, o resto é lixo.Eu não assisto novela faz tempo não tenho paciencia , um saco ficar seis meses assistindo aquela enrolaçao. Falta criatividade desses autores, um saco. Os programas são todos repetitivos, a Tv brasileira esta entrando em decadencia total.Enjoei de tudo.

Homero Moutinho Filho disse...

Anita. Não visitei a Argentina como "turista". Preferi sair às ruas e conhecer os "porões" e vielas , onde aprendi o que era uma "milonga e o verdadeiro tango popular,rsrsrs. Namorei duas argentinas lindas (eu era bem jovem ainda , claro que não depois de maduro) em Buenos Aires e em Bariloche. foram noites inesquecíveis.
Dai minha atenção ao que você comenta , porque adoro a Argentina por tudo de bom que posso lembrar, além do que você expõe e concordo.

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.

Você lembrou bem, pois um costume antigo das mães judias era este que você citou.

Anônimo disse...

NO AR!!! WWW.ANACAROLINAMADEIRA.NET

Sol disse...

Voces estão se esquecendo que se trata de uma "obra de ficção" e dentro da fantasia,tudo é permitido, inclusive no capítulo de ontem, o "Shazan", tio de Opash (Tony Ramos), estava lendo um jornal cuja página era "Classificados".

Se uma novela retratar a realidade, não fará sucesso,as pessoas querem sonhar, e acreditar que se pode realizar o impossível.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

Anita e outros.

O olhar de um verdadeiro guru é feroz, inquisitivo e "invasor de almas .Depois de perceber com quem trata, terá um olhar doce e translúcido de compaixão...

Anita disse...

Obrigada, Homero!
Histórias de amores mercosulianos poderiam servir de argumento para várias novelas globais!
kkkkkkkkkkk

Voltando ao médico Domar, eu particularmente sentia muita paz e curiosidade cada vez que me tratava com ele. E saia do consultório com uma alegria diferente.
Sei que depois dessa experiência, nunca mais confiei na medicina ocidental. Não há como!

Sol disse...

Hoje a medicina principalmnete a obstétrica está muito avançada, é possível saber com poucas semanas de gravidez se o feto carrega algum problema, genético, congênito ou se é portador de alguma síndrome, tudo muito invasivo,a tal "seleção natural" em alguns casos, "pode ser arranjada".

Sobre seu comentário sobre o olhar,acredito que todo homem sábio lê primeiro a alma,talvez seja um teste, quem resistir a esse olhar feroz e inquisitivo, está pronto a receber instruções e orientações, quem fugir dele, não é digno de confiança.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOl.
Acredite ou não mas é mais ou menos o que você postou.
Você jamais saberá o que é olhar nos olhos de um verdadeiro guru, porque a ,mídia internacional não deseja isto mostrar!

Sol disse...

Por que? será que é por medo de perderem o controle sobre as pessoas? de repente a humanidade perceba que tudo o que os formadores de opiniões dizem e fazem questão de mostrar, não passam de bobagens, e que viveremos muito melhor, sem toda essa parafernália que tentam nos fazer ver e engolir.

Dizem, que a vida é simples demais, e somos nós que a complicamos.

Solange

Sol disse...

Conheci um homem sábio, a muitos anos atrás, não era nenhum guru,mas tinha conhecimento sobre muitas coisas apenas por vivencia e observação, vale dizer que não escrevia nem o nome, pois era analfabeto.

Solange

Homero Moutinho Filho disse...

SOL.
Também já conheci analfabetos pobres , porém sábios.

Sol disse...

Dizem que quanto mais o homem busca conhecimento e sabedoria mais triste ele vai ficando,porque tenta saber pelos outros e não por si mesmo.Todas as respostas estão dentro da gente, basta saber ouvir o silencio,como diz um ditado chines: Não fazer ,também é fazer.

Solange

Anônimo disse...

Espero que você tenha reencontrado o seu.

Anônimo disse...

Homero, não sei se você viu, mais a audiência de caminho das indias está boa, subiu e falam que foi pelo casal Raj e Maya, eu sinceramente acho que a Glória Perez se perdeu, parece que ela não sabe mais o que escreve!!Aquela idéia de amor impossível que era legal, mais as pessoas ficaram com raiva do Bahuan, pois no início eram bonitas as cenas do Bahuan com a Maya, mais por culpa da Glória Perez as pessoas passaram a não gostar mais do Bahuan, parece que ela não sabe o que fazer com o sucesso do Raj e quer impor a quem gosta do Raj com a Duda para gostar do Raj com a Maya, eu prefiro o casal Raj e Duda, pelo menos não foge do que a novela propôs desde o início que o amor prevalece, é o mais importante, apesar dos obstáculos!!Pelo menos foi o que eu entendi, pois so mostrava nas chamadas e na própria novela cenas da Maya e o Bahuan, tudo girava em torno deles!!Agora, quanto as criticas a Índia, não concordo, pelo contrário acho que a Glória Perez mostra muito o lado bom da Índia, que lá as pessoas respeitam os mais velhos e no Brasil só mostra aquele Zeca só so desrespeita os mais velhos e todo mundo!!Não acho legal!!Agora, mais uma vez ela tá mostrando que na Índia é melhor o casamento, pois o amor e construído, sinceramente não acho isso, acredito que o amor é sentido e quando se tem outra no caminho e difícil se apaixonar por outra tão fácil e é o que me irrita na persongagem da Juliana Paes, parece que já esqueceu o Bahuan faz tempo e também só mente!!Parece que a moçinha é a Duda, que está muito melhor como atriz nessa novela!!

Homero Moutinho Filho disse...

Anônimo das 14:56.

Você trocou por engano os IBOPEs.
Somente as novelas das 18:00 e 19:00 subiram 2 pontos, atingindo medíocres 26% e 28%. A das 21:00; "Caminho das Índias" está estagnada há semanas em míseros 34%, o que, para a Globo é uma catástrofe de audiência.
Consulte os sites especializados em TV e audiência para constatar.
Visito-os todos os dias, para conferir o que posto.

Gabriela disse...

Eu gosto de ligar a TV e se não assisto algum jogo ou seriado que me faça rir, assisto a um documentário.

Concordo com tudo o que você disse Homero e também com alguns dos demais comentários. E é fato! O povo brasileiro está tão exausto com a realidade que não quer assistir em uma novela mais e mais "realidade", violência e etc... Queremos divertimento, entretenimento!

Essa novela nada mais é do que um clone do Clone, que apesar de ser um tremendo circo, teve uma altíssima audiência em sua exibição e é isso que a emissora estava buscando novamente, subir o Ibope que de uns anos pra cá só cai e cai a cada nova novela exibida.

Índia? Mostrada de forma superficial e inresponsável, assim como fizeram com a cultura arabe em o Clone.

Enfim... Ao menos, as pessoas já estam acordando e vendo que tipo de emissora é a Globo e isso se reflete na audiência.

Anônimo disse...

Ah, falaram que a novela está fazendo 38 ou mais pontos de audiência!!

Anônimo disse...

27/04/2009
m 21 pontos
paraiso 25 pontos
c e b 30 pontos
caminho das indias 40 pontos
http://oglobo.globo.com/cultura/kogut
Deu uma raiva porque não gosto muito da novela!!Essas informações vi na comunidade caminho das indias no orkut!!

Homero Moutinho Filho disse...

Não confiem em comunidades.
Se quiserem saber do IBOPE correto das novelas consultem este site especializado, que é o mais lido na Internet:

http://audienciadetv.blogspot.com/

Anônimo disse...

Mais não é de comunidade é do site o globo, acredito que seja confiável!!

Anônimo disse...

Eu entrei no site que você indicou e também fala que fez 40 pontos!!Aumentou a audiência de caminho das indias!!