segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Histeria Coletiva

Posso até estar sendo “monotemático", mas o momento exige uma tentativa de compreensão mais aprofundada do fenômeno psicológico de “histeria coletiva” , ou “psicose” gerada a partir de eventos públicos como o BBB7.
Afinal, o caso requer uma análise sob uma ótica mais técnica , pois estou sendo vítima de uma campanha difamatória , simplesmente absurda, apenas porque interpretei aspectos astrológicos de mapas envolvendo o casal Diego-Íris, a pedidos de uma imensa quantidade de fãs , que sempre nos brindaram com sua presença e opiniões desde o blog anterior e motivaram este novo, que já bateu todos os recordes de visitantes únicos , aos quais devo meus agradecimentos e me esforço em tentar responder a cada pergunta ou dúvida sobre o que posto aqui.
Deturparam criminosamente tudo o que postei (apesar dos textos aqui como prova) e tentam me desmoralizar, somente porque analisei mapas e situações de determinadas datas ou acontecimentos.
Quando disse que “não consegui enxergar aspectos de paixão no mapa da Íris por ocasião da saída do Diego vitorioso", postaram em diversos sites e blogs que eu havia dito que ; "ela é uma falsa, fria e calculista, e o Diego uma vítima”.
Ora meu Deus, a que ponto chega a maldade e fanatismo humanos!
O que os teria levado a este estado de “paranóia coletiva”, onde qualquer menção ao nome de seus ídolos é capaz de acionar explosões de ódios e ofensas?
Há uma área da Psicologia Comportamental , (temos até alguns psicólogos leitores nossos ) denominada “GESTALT”.
Originária de psicólogos e psicanalistas alemães de antes da Segunda Grande Guerra Mundial , depois usada pelos nazistas e seu “mago da publicidade” Goebbels,hoje utilizada por todas as empresas ocidentais dos vencedores da guerra em propaganda, que se propõe a estudar reações inconscientes de determinados grupos , que não reagem devidamente a certos estímulos artificialmente ativados , tendo outras reações calcadas em suas “experiências atavicamente enraizadas e razões internas não detectáveis , que seguem padrões arquetípicos “ de um povo ou raça.
Os que acompanham a vida de celebridades e gostam de opinar sobre os seus ídolos sabem bem que:
1-Nunca ouvimos falar de fãs de Elvis Presley, ofendendo e atacando qualquer crítico de cinema ou música , muito menos comentários de quem não gostava de seu ídolo.
2-O mesmo para os fãs dos Beatles e Lennon.
3-Mais recentemente os da Madona ou da Britney.
Não há registros de “guerras promovidas por fanáticos”.
Somente aqui , neste país , nesta “republiqueta tropical de bananas macunaímicas”,tal coisa aconteceu, não se sabe bem por que razão ou motivação doentia de alguns fanáticos .
Não acredito que este comportamento esteja sendo estimulado por nenhum dos dois do casal nem por suas assessorias , pois seria algo criminoso e de graves conseqüências em termos de responsabilidade perante a lei.
Prefiro crer que sejam atos ou comportamentos isolados de uma minoria muito ativa e motivada pelo ódio ou frustração, cujas vidas são vazias e sem realização pessoal.
Voltando à analise psicológica deste comportamento anômalo e totalmente estapafúrdio, dos que atualmente estão promovendo uma verdadeira guerra de ofensas e difamações , só teríamos uma explicação mais adequada , ou pelo menos mais próxima da verdade.
Há um grande número de seres doentios à solta sem tratamento psiquiátrico apropriado, maiores de idade, eleitores e que se casam, procriam , etc.
Algo bastante preocupante, pois, também eles escolhem e decidem os destinos deste país, segundo suas “cegueiras e fanatismos”.
Estas pessoas são iguais aos torcedores que agridem e matam pessoas em estádios de futebol, com requintes de crueldade e sadismo.
Isto é o “povo”, quando sem freios ou disciplina forçada pela “coerção” da Lei e dos responsáveis pela segurança pública.
O ser humano é imprevisível quando em multidões ou grupos.
O mesmo Goebbels, chefe e comandante da campanha nazista dizia que; “
eventos , desfiles e discursos, deveriam ser realizados durante a noite , com tochas e paramentos , porque a multidão faz com que a idade média mental das pessoas caia para 8 anos de idade”.
No nosso caso específico,
nem precisamos de eventos ou discursos, apenas declarações e fofocas, fuxicos e desmentidos, por parte de pessoas irresponsáveis, que acabam por alimentar ódios e ameaças concretas contra pessoas.
A obrigação de qualquer ídolo é prontamente cortar pela raiz qualquer comportamento anômalo ou fanatismo violento de seus fãs.
Caso titubeie, não demonstre claramente sua repreensão e desaprovação, será responsável, como pessoa pública, pelos danos causados a quem quer que seja .
Pessoas públicas, celebridades, devem satisfação SIM e são responsáveis pelos atos que porventura não repreendam imediatamente , passíveis de serem acusadas de conivência ou omissão culposa.
Para isto existem assessorias de imprensa e de “marketing”.
Se não são competentes, peçam demissão antes que algo pior ou de mais graves
conseqüências ocorram.
Ou então terão de enfrentar sérios problemas judiciais por parte daqueles que foram moralmente prejudicados por difamações e injúrias como eu estou sendo.