terça-feira, 20 de abril de 2010

A expansão da Terra! (2)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_expans%C3%A3o_da_Terra

Para quem não conhece a teoria corrente das placas tectônicas esta explicação não esclarece muito, mas a bibliografia e links sim, embora não haja nenhuma em Português, a mais fácil é em Italiano.
Resumindo.
A nova teoria da "expansão da Terra" se opõe ao que nos é ensinado e demonstra que o nosso planeta vem se expandindo como uma bola de encher e que os continentes não estão se movimentando à deriva, nem há subduções continentais, mas sim, somente a ação do próprio crescimento e expansão através de milhões de anos, além das mudanças de pólos.
Os meios disponíveis para datar as idades destas mudanças e crescimento são ainda precários e contestáveis, podendo ter sido bem mais rápida a velocidade de expansão desde quando a Terra tinha somente a metade do tamanho atual, o que explicaria em parte as avançadas idades dos patriarcas da Bíblia, uma vez que, com menor diâmetro e gravidade, os dias e noites seriam bem mais curtos e a existência dos "Nephelins" (gigantes) possível.
O que é certo é que a velocidade de crescimento vem se acelerando.
Esta nova teoria tem ganhado adeptos em todos os meios acadêmicos e algumas universidades de países mais adiantados já a incluem em seu currículo.
Quem dominar o Inglês e desejar uma explicação acadêmica mais abrangente, poderá assistir os 14 capítulos em vídeos do You Tube, de uma palestra realizada na Austrália, apesar do forte sotaque australiano do catedrático palestrante.

É só clicarem nos capítulos seguintes que aparecerão ao final de cada vídeo.