domingo, 5 de setembro de 2010

"Escrito nas estrelas". A audiência comprova!



http://blogs.abril.com.br/antenaparabolica/2010/06/globo-comemora-audiencia-escrito-nas-estrelas.html

Esta novela num horário difícil, consegue empatar e até superar "Passione", que amarga índices inferiores a anterior "Viver a vida" e a tão badalada "Ti-Ti-Ti".

Quais as razões deste sucesso?
Simples.
Estereótipos bem marcados e distintos, onde vilões são vilões, mocinha e mocinho também, apesar de "nuances" que "humanizam" os personagens.
Mas qual a verdadeira explicação?
Mais simples ainda.
Um galã com cara e atitudes de homem, heterossexual, maduro, educado e atencioso.
Uma "mocinha" sofrida, com atmosfera "virginal" e romântica.
Querem mais?
Por que seria?
Estamos cansados de assistir tentativas de inversão de valores nas novelas, quase sempre seguindo uma linha de "condicionamento psicológico subliminar", que visa afrouxar resistências e impingir novos padrões de comportamento. Esta é a linha de pensamento da cúpula global, com sua política de inclusão, quebra de tabus e preconceitos.
Ocorre que o ser humano não é rato de cobaia e reage, conforme seus princípios e preferências.
Certas imagens e referências que temos sobre o que é ou não é, segundo nossos parâmetros pessoais,pesam muito em nossas opções e gostos.
Apreciamos e temos "Empatia" pelo que nos toca mais a fundo, sem que manipulações televisivas norteiem estas escolhas.
Muito pelo contrário, por vezes reagimos de modo oposto, não dando atenção a determinadas novelas ou seriados porque não satisfazem nossas expectativas interiores.
Vivemos uma época em que os jovens não são exatamente o que temos em lembrança do filme "Lagôa azul", puros, inocentes e românticos. Muito diferente disso, são imaturos, irresponsáveis, promíscuos e sem nenhum limite comportamental. Portanto, não cabe mais a premissa que certas mães defendem, de que preferem que suas filhas se iniciem sexualmente com os de sua idade, pois, assim pensando, estarão colocando em risco até mesmo a saúde de suas "donzelinhas", ante tantas doenças sexualmente transmissíveis e irresponsabilidade de jovens imaturos coleguinhas de escola, quando não, de meliantes infiltrados, traficantes e outros elementos indesejáveis, porém, muito próximos de nossos filhos, pela permissividade aparentemente "democrática" sem preconceitos, bem ao gosto de uma pretensa igualdade social.
Sem querer abrir outro campo de discussão,apenas constatando certas evidências sociológicas e antropológicas, o macho deveria ter uma boa diferença de idade em relação a sua fêmea, por diversos motivos.
1-O fato da mulher envelhecer mais rapidamente e não poder ter filhos após a menopausa.
2-O trato mais aprimorado e experiente dos mais "maduros" em relação à suas companheiras, como bem demonstra o presonagem Ricardo na novela, embora nem sempre esta seja a regra e haja exceções.
3-A estabilidade emocional de uma mulher ainda jovem, sujeita aos altos e baixos da imaturidade juvenil de seu parceiro.
4-A segurança só existente em quem já se realizou na vida.
Estes parâmetros, por si só, já definiriam as causas do sucesso desta novela, porque certamente, milhões de adolescentes e mulheres já maduras estarão se embevecendo diante das cenas românticas de "Escrito nas Estrelas", pela verdadeira expressão de um amor puro e eterno, vindo de outras vidas e juras de amor entre o que denominam (embora eu não concorde com a versão mais conhecida deste fenômeno) "almas gêmeas.
Não há "bichices" nem futilidades em excesso na novela.
Apenas a força de uma expectativa do "Gran Finale", que já aconteceu durante o passeio e não se extinguirá jamais, pois o Ricardo não culpará Viviane, em vista dela ter tentado confessar por diversas vezes sua situação.
Tudo bem "redondinho", bem tramado, roteiro fechadinho e linear, sem alterações por razões de audiência, sem concessões nem pressões, nada de "esticarem" os capítulos uma novela muitíssimo bem escrita por uma "MULHER" heterossexual e toda a sua sensibilidade feminina, recompensada pela imediata e fiel aceitação popular.
Um tema que atrai e instiga, qual seja o Espiritismo, o Esoterismo e o mistério, que nos fazem acreditar em nossas esperanças e desejos mais profundos.
O desejo natural de amar e sermos amados, do modo mais natural e simples possível.
Sem a degradação moral e ética de nossos tempos e realidade bizarra que nos cerca.
Um "sonho possível".

"Passione". Atenção OAB! (2)

E deu o carnaval de erros e fraudes jurídicas, conforme eu havia previsto, corrupção entre "colegas", asneiras seguidas sobre formas de transferência de ações nominativas e alteração de responsabilidade administrativa de sociedades anônimas de capital não aberto em bolsas de valores, por ai indo as tolices perpetradas pelo autor desvairado deste "folhetim" travestido de dramaturgia televisiva.
Ora meu Deus!
Um ato de corrupção envolvendo dois advogados, alegando falta de registro cartorial, a pretexto de enganarem o Fred?
Como assim?
Se os documentos continham "aparentemente", a formalidade legal necessária ao ato de transferência nominativa de ações, então houve fraude e crime de corrupção ativa por parte da "dona Beth", seu advogado e do "Totó", pois ele acabou assinando um outro recibo, exigido pelo Fred, reforçando sua vontade e anuência na transação.
Os erros já começaram na mudança da presidência, forjada numa reunião de acionistas, cuja palavra "assembleia" não foi citada na novela e , depois, para piorar a situação, numa outra reunião informal para esclarecimento dos mesmos, por parte de um diretor financeiro (Fred), este se locupletou de procurações gerais sem uma ata de realização desta reunião nem registro do resultado.
Não é assim que as coisas acontecem em empresas fora das bolsas de valores, pois quaisquer alterações relevantes na administração ou responsabilidade legal, troca de situação majoritária, etc, devem ser registradas na Junta Comercial, para que, credores e interessados, possam se nortear e ter acesso à informações importantes.
Dai que, qualquer um, possa requerer cópias e certidões de atos, atas, alterações estatutárias, constituições, incorporações, fusões, etc e tal.
Deste modo as coisas acontecem e funcionam neste âmbito empresarial.
Na bolsa de valores, uma transferência de ações nominativas, demora mais do que a das preferenciais, estas apenas registradas pela "ANA" (aviso de negociação de ações), não sujeitas a qualquer responsabilidade societária nominal ou declaração no ato.
Numa empresa "fechada", o procedimento é ainda mais lento e formal, exigindo uma série de atos jurídicos garantidores da transferência de propriedade, porque, a simples posse não titulariza, nem investe de direitos o possuidor das ações.
Portanto, no mínimo, a transação efetuada na novela foi "nula", porém, eivada de dolo e responsabilidade criminal por parte dos executores profissionais e seus constituintes.
Em virtude da negociação envolver dois "leigos", devidamente "assessorados" por advogados constituidos, a responsabilidade criminal recairia principalmente sobre estes profissionais, pela corrupção ativa (advogado da dona Beth) e passiva (advogado do Fred), cabendo ao Fred ainda uma tentativa de indenização pela fraude perpetrada, visto que, o "Totó" reforçou sua intenção de transferência formalmente, através de um recibo posterior ao combinado.
Porém, a transação envolveu objetos roubados em posse de um receptador e cúmplice (Fred), passível de prisão e pena. Neste caso, o Fred não possuiria a "legitimidade" necessária, por usar de bens alheios furtados numa transação acionária.
Muito complicada a situação, que poderia ser somente solucionada pela Jurisprudência, pois confesso não ter conhecimento de casos semelhantes, nem pretendo perder meu tempo "garimpando" decisões dos tribunais a respeito.

Talvez, no próximo discurso eleitoral do Lula, ele resolva definitivamente a questão, como sempre, "minimizando" e "desqualificando" o fato público e notório, dizendo que é pura intriga e "factoide", criados pela "oposição" desesperada e ai a OAB não terá mais com o que se preocupar, para resguardar a moralidade da instituição corporativa.
Rsrsrs.

PS: que "M" lembrar que fui durante tempo demais advogado,rsrsrs.