sábado, 22 de setembro de 2007

"Silêncio Virtual"



Até este momento em que comecei a digitar, depois de horas a fio desde a tarde de 21/09, estivemos sem qualquer contato com o mundo exterior , por causa de um grave problema na central telefônica de Araçatuba, que silenciou todos os celulares da VIVO, aparelhos fixos da Telefônica e “orelhões”, além de total falta de comunicação dos terminais bancários.
Mais uma vez, há 3 dias, uma “intuição” me avisou e não prestei a devida atenção a este assunto, ao ter a idéia de postar algo sobre uma eventual pane no sistema de comunicações e as reações psicológicas coletivas, num caso de extrema seriedade, pois mexe com fortes hábitos assim como um viciado ter de deixar subitamente o seu vício, não por vontade própria , mas, pelas circunstâncias gerais de um acidente ou erro técnico que praticamente “isolou” várias cidades do interior de São Paulo do resto do mundo.
Somente os celulares da “Claro” conseguiram retornar a tempo salvando seus possuidores de um “suicídio” por “abstinência de comunicação”.O meu infelizmente é da “Vivo”.
Vejam o tamanho do estrago, por uma simples falha ou conserto na rede que se estendeu da tarde de ontem até a manhã de hoje, paralisando inclusive os caixas-eletrônicos.
O que acham que aconteceu com os “viciados da Net” sem qualquer meio de se comunicarem?
O que fizeram de suas vidas durante tanto tempo?
Mais um pouco, caso também faltasse energia elétrica, talvez saíssem às ruas, pedindo um “impeachment”, fazendo barricadas, enfrentando as forças de segurança, com um só lema e palavra de ordem; “quero ler meus e-mails, enviar FWs, “chatear”, azarar e “anonimar” na rede, rs.
Imaginem como ficaram aquelas pessoas (conhecemos muitas), que teclam com “trocentos” ao mesmo tempo, num MSN, enquanto participam de fóruns e comunidades, enviam centenas de e-mails com animações, vídeos e textos, o que aconteceu com elas?
Devem ter entrado em pânico total!
No meu caso foi até muito bom, pois estou podendo dar maior atenção a trabalhos meus acumulados. Apenas fiquei preocupado em avisar aos nossos leitores , mas, mesmo assim, não pude nem telefonar para alguém, para pedir que postasse uma explicação sobre minha ausência.
Cheguei a ter uma espécie de “saudade espiritual” de “outras vidas”, quando nada mais havia do que cartas escritas com perfumes e lacres, castiçais de velas, romantismo, grandes obras, sinfonias, gênios, heróis , mulheres eram “musas inspiradoras”, não existia o “politicamente correto”, AIDS, “Funk”, violência urbana, “aloprados do PT”, “mensalões”, bombas nucleares, George Bush, Lula, etc.
Apesar das guerras e mazelas humanas, tudo era muito real, nada “virtual”; candelabros, quadros, sinfonias, belos bosques, montanhas e longas viagens a cavalo ou em carruagens.
Que “paz”...que beleza de vida....!!!
PUTZ! Quero “voltar” ao século XVIII (dezoito)!