sábado, 17 de abril de 2010



Nem preciso dizer que os "bingos" sobre as tragédias naturais sobre as quais venho alertando desde 2008, não cessam e são cada vez mais frequentes, porém, um dado também muito preocupante, que muitos talvez não tenham percebido ainda é o dos prejuízos econômicos que afetam vários países, perto ou longe das zonas atingidas, como, por exemplo, no atual caso das erupções vulcânicas na Islândia que estão afetando a Europa inteira, paralisando o tráfego aéreo de passageiros e mercadorias, causando transtornos inimagináveis para todos que dependem deste meio de locomoção e transporte.
Além dos atrasos e prejuízos materiais para empresas de importação e exportação de produtos e mercadorias a agricultura e pecuária também serão atingidas pela "poeira vulcânica" rica em silício e outros materiais, alguns inclusive tóxicos ou perniciosos, alteração do nível de exposição solar, ventos e temperatura regional. Culturas mais frágeis como as vindimas do sul da Europa e pastagens serão afetadas a curto prazo. Os adiamentos e suspensões de voos também nos atingiram, impedindo por dias viagens aéreas intercontinentais. As consequências de cataclismos ou fenômenos naturais desta espécie podem perdurar e serem bem mais prejudiciais do que aparentam ser.
Uma sucessão mais intensa destes fenômenos poderia paralisar os negócios e o comércio internacional, encarecer desmedidamente produtos, provocar a carestia na área de alimentação, etc.
Outro vulcão vizinho ao que entrou em erupção também deu sinais de estar em maior atividade, pronto para aumentar o caos atual, prolongando os efeitos deletérios por todo o continente.
Caso isto se concretize, a Europa sofrerá prejuízos incalculáveis, tendo de importar produtos e alimentos de primeira necessidade e desvalorizar o Euro, para manter suas exportações. Lavas vulcânicas propiciam solos férteis, porém, não a poeira em suspensão, levada pelos ventos, sem falar nos efeitos nocivos à saúde humana, o que reverteria em aumento de doenças pulmonares e procura por atendimento hospitalar público.
Os recentes aumentos nos preços de alimentos verificados aqui no Brasil que já pressionam os índices de inflação, são apenas reflexos das últimas tragédias causadas pelos ventos e chuvas em nosso país, que afetaram até mesmo centros produtores importantes, principamente de hortifrutigranjeiros. Alagamento de pastos, proliferação de pragas e insetos, carestia e fome são alguns dos previsíveis resultados de um aumento de fenômenos naturais, sejam eles; terremotos, erupções, ciclones ou chuvas torrenciais.
Lembrem-se que, a fome, é representada por um dos quatro cavaleiros do "Apocalipse"!