sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Jamais outro BBB!



Nem pensem nem tentem, apesar de toda parafernália e técnica da "Plim-Plim", nunca jamais poderão superar o BBB7, por tudo que aconteceu de espontâneo e a rede Globo até teve de se desdobrar, para explorar cada momento e acontecimento romântico deste casal, que conseguiu catalisar e monopolizar a atenção pública como jamais ocorreu antes em qualquer BBB.
Não conseguirão repetir a dose!
Este BBB8 deverá ser um fracasso perante o passado.
Não conseguirão arranjar outros ; "alemão" e "Siri", será muito difícil e eles continuarão a serem os mais evidentes e famosos ex-BBs!
Jamais teremos uma festa medieval, com um "príncipe" e "princesa" como tivemos. Jamais uma expectativa de desfecho romântico terá preenchido os anseios e desejos de tantos fãs que ansiavam por aquele momento final, do reencontro e beijo prometido!
Jamais esqueceremos esta última tentativa de sobrevivência de um romance respeitoso e amor , coisa quase que inexistente em nosso mundo atual.
Jamais esqueceremos nossos "insanos", rsss.
Posso até parecer um idiota romântico , mas confesso que me emocionei até demais com estes dois .
Jamais deixarei de acreditar no amor.

26 comentários:

Anônimo disse...

Oi Homero!Imagino as barbaries que tens que ler por causa dos dois(Ng merece isso!).Só mais um pouco de paciencia,dia 08/01/2008 está chegando e creio que essa fase pior irá passar com a entrada de novos personagens na vida dessas pessoas tão destemperadas.Se elas soubessem o tanto de coisas negativas estão atraindo pra si e para os outros iam pensar mil vezes antes de fazer.Mas fazer o que?Não são todos que tem bom senso!
Bom 2008 e muitaaaaaaaaaaaaa paciencia!!!
Tiago!

Anônimo disse...

Conquistando a Paz
Existem tribulações e tribulações.
Para extinguir aquelas que conturbam a vida, comecemos a cooperar na construção da paz onde estivermos.

Necessitamos, porém, conhecer as farpas que entretecem as inquietações que nos predispõem ao desequilíbrio e ao sofrimento.

Vejamos algumas:

a queixa contra alguém;

a reclamação agressiva;

o palavrão desatado pela cólera

a resposta infeliz;

a frase de sarcasmo;

o conceito depreciativo;

o apontamento malicioso;

o gesto de azedume;

a crítica destrutiva;

o grito de desespero;

o pensamento de ódio;

a lamentação do ressentimento;

a atitude violenta;

o riso escarninho;

a fala da irritação;

o cochicho do boato;

o minuto de impaciência;

o parecer injusto;

a pancada verbal da condenação.

*

Cada espinho invisível a que nos reportamos é comparável à chispa capaz de atear o incêndio da discórdia.

E ganhar a discórdia não aproveita a pessoa alguma.

*

Tanto quanto possível, aceitemos as tribulações que a vida nos reserve e saibamos usar o amor e a tolerância, a paciência e o espírito de serviço para que estejamos realmente conquistando os valores e bênçãos da paz.

*

Não esperes que o próximo te solicite cooperação. Colabora voluntariamente, na certeza de que estarás realizando valiosas sementeiras de trabalho e de amor, na construção do futuro melhor.

* * *

Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Paciência.
Ditado pelo Espírito Emmanuel.
CEU, 1983.

Anônimo disse...

Postado por: Admin em Sexta, 04 de Março de 2005 às 11:04



Considerado um dos oráculos mais antigos do planeta, o tarô continua sendo uma fonte de sabedoria e uma verdadeira viagem à natureza íntima do ser humano.

Ana Elizabeth Cavalcanti da Costa

É muito comum nos depararmos com situações confusas em que temos de tomar decisões. Em momentos assim, por que não pedir um conselho ao tarô? Seja qual for o seu problema, vale a pena consulta-lo; e você poderá verificar que, além de orienta-lo, ele estará sempre insistindo em seu autoconhecimento, plantando sementes em sua vida.

Uma “nova sabedoria” é a grande necessidade da época em que vivemos. Precisamos de sabedoria para resolver nossos problemas pessoais, para encontrar soluções e respostas criativas para as questões com as quais nos confrontamos diariamente.

O tarô é uma fonte inesgotável de sabedoria. Uma viagem pelas cartas do tarô, considerando um dos mais antigos oráculos do mundo, é uma viagem às nossas profundezas, revelando aspectos do nosso “eu” interior.

A maioria das pessoas que procuram uma consulta de tarô acredita que o futuro pode dar solução para os problemas e conflitos do presente. No entanto, é preciso ter claro que nenhum oráculo do mundo substitui a vida; mas eles podem nos auxiliar, e muito, a perceber e sentir coisas que conscientemente negamos, cabendo a nós a ação.

Se você tem um problema, pode ter certeza de que o tarô vai instiga-lo na tentativa de dissolve-lo. Às vezes, ele nos fala coisas não muito agradáveis, mas o seu objetivo é sempre nosso crescimento pessoal, com toda a carga de sabedoria contida em seus símbolos. Suas cartas nos mostram as nossas energias pessoais, as que nos cercam num determinado momento, e nos aconselham a melhor forma de trilharmos o nosso caminho.

Quando entramos em contato com o tarô, estudando-o ou fazendo uma consulta, passamos a ter mais conhecimento sobre nós, o que nos facilita compreender os acontecimentos que nos cercam. Passamos a escolher com mais sabedoria e aceitamos com mais facilidade situações nas quais nos sentimos num beco sem saída, sem opção de escolha. Sabemos que não podemos prever acontecimentos ou atitudes das pessoas que nos cercam, mas podemos modificar a nossa postura pessoal diante do universo exterior e, dessa forma, tudo o que vem de fora acaba se transformando. Vale a pena lembrar que geralmente projetamos nos outros, de forma inconsciente, as nossas próprias expectativas, qualidades e defeitos.

As cartas do tarô não devem ser vistas como uma declaração de um destino inevitável, porque todo ser humano possui livre-arbítrio. Elas demonstram sempre como o seu futuro, uma situação ou uma relação se desenvolvem caso você continuar agindo da mesma forma.

Muitas vezes, quando mudamos o nosso procedimento, o modo de considerar ou de sentir as coisas e os acontecimentos se modifica naturalmente.



A carta no tarô é chamada de Arcano, do latim Arkanum, significando segredo, e a própria palavra nos mostra o potencial de suas mensagens.

Ao utilizarmos o tarô, nossos segredos inconscientes são revelados e desvendados, mostrando-nos como agir, como pensar e como sentir em determinadas circunstâncias.

Os Arcanos nos dão a impressão de que foram criados no local mais profundo do ser humano, do seu inconsciente, do seu íntimo. Suas figuras e símbolos estão presentes em nossa vida de diversas formas: surgem em nossos sonhos, estimulam-nos à criação e acabam com a nossa lógica. Cada pessoa tem de descobrir o próprio caminho para “absorver” o que os Arcanos dizem, pois são sementes dos nossos “eus não descobertos”.

O Tarô é formado por 78 cartas chamadas Arcanos: 22 maiores e 56 menores. Os 22 Arcanos maiores são expressões das forças e energias que operam no macrocosmo, envolvendo o universo, a sociedade e o ser humano. Os 56 Arcanos menores representam as forças que agem no microcosmo, apenas no ser humano, no nosso dia-a-dia. São divididos em quatro naipes que simbolizam os quatro elementos: paus (fogo), copas (água), espadas (ar) e ouros (terra). São enumeradas de ás a dez, com mais quatro figuras em cada naipe ( rei, rainha, cavaleiro, valete ). Cada naipe representa um elemento.

Por ser uma combinação de símbolos, para estuda-lo é preciso familiarizar-se com a astrologia, cabala, magia e alquimia. Na verdade, quem lê tarô, não é sábio ou adivinho; apenas une os símbolos das cartas e os decifra à luz de seu significado, mais ou menos da mesma forma que juntamos letras para formamos palavras e frases com sentido próprio.

A sua linguagem é profundamente simbólica e, quando é compreendida num plano mais elevado, pode oferecer a chave para os mistérios da existência humana e do universo. O simbolismo contido no tarô faz parte das características da mente humana e acompanha o homem desde os primórdios da humanidade. Chega-se a dizer que podemos passar uma vida inteira estudando um Arcano, tal a sua profundidade filosófica e espiritual.



Na Antiguidade, a ciência era transmitida a uma minoria de homens (iniciados), que eram testados numa série de provas. A transmissão do conhecimento era realizada nos templos, e o sábio era chamado sacerdote. A ciência era velada e oculta ao povo, considerado leigo.

Quando os iniciados perceberam que os conhecimentos poderiam ser perdidos para a humanidade, criaram sociedades secretas, cultos, e passaram a ensinar os grandes mistérios ao povo, de forma inconsciente. Ao expor seus conhecimentos, o iniciado não podia mentir, mas não podia permitir aos não-iniciados que soubessem manejar forças ocultas.

O meio utilizado para ocultar as verdades maiores aos leigos foi a simbologia, costume comum em sociedades secretas. Daí o surgimento do tarô, da linguagem astrológica, numerológica etc.

Portanto, há milhares de anos, os símbolos, lendas, mitos e enigmas têm sido utilizados por sacerdotes ou membros de ordens esotéricas como uma forma de preservar o conhecimento que, no ocultismo, é chamado “Grande Arkanum” ou “Doutrina Secreta”.

A origem do tarô é contada em muitas lendas. Uma delas, divulgada por Papus, conta que, há milhares de anos, o reino do Egito estava seriamente ameaçado a ser destruído por inimigos. Os sacerdotes temiam que todo o conhecimento conquistado ao longo dos anos poderia perder-se para sempre. Os sumos sacerdotes se reuniram a fim de encontrar uma forma de manter o conhecimento e transmiti-lo à humanidade, apesar da provável destruição do reino.

Um dos sacerdotes sugeriu que o conhecimento fosse talhado, com desenhos e símbolos, nos muros e paredes das pirâmides. A idéia não foi aceita, pois com o tempo, paredes e muros se deterioram.

Outro sacerdote sugeriu iniciar nos Grandes Mistérios, dez sacerdotes, que seriam encarregados de transmitir o conhecimento a outros sábios. Um dos sacerdotes foi contra a idéia, argumentando que: “A sabedoria não é um estado duradouro e, muitas vezes, o sábio se torna um tolo. Dessa forma, a estabilidade do nosso conhecimento não estará segura. No entanto, há algo que é estável na humanidade: o vício. Portanto, devemos confiar nossos conhecimentos ao vício. Só assim poderemos ter a certeza de que ele sobreviverá a todas as intempéries e mudanças do tempo”.

A sugestão desse sacerdote foi aceita, e passaram a desenhar todo o conhecimento nas imagens das cartas que, então, foram distribuídas ao povo, que fez do jogo um de seus vícios prediletos. Os sacerdotes acreditavam que, em um determinado período da história, o homem perderia o fascínio pela matéria e, valorizando mais a sua alma, descobriria o conhecimento contido nas cartas.



Existem dúvidas quanto à origem do tarô. Enquanto alguns dizem que nasceu no Egito, outros insistem que veio da Índia, trazidos pelos ciganos. Acredita-se que, devido às Cruzadas e ao comércio com o Oriente, vários elementos filosófico-culturais se misturaram para gerar esse oráculo em sua presente forma.

O primeiro tarô de que se tem notícia foi elaborado em 1392 a pedido de um nobre da corte que queria presentear o Rei de França, Carlos VI, tendo como tema o universo da Idade Média.

Ainda na Idade Média, sofreu influência dos celtas (povo que habitava a França e as ilhas Britânicas) e das lendas e arquétipos da tradição arturiana (com seu universo de druidas, elementais, cruzadas, magos e feiticeiros). Durante a Renascença, foi influenciado pela estrutura filosófica grega.

Diversos baralhos diferentes surgiram na Europa nos séculos subseqüentes, cada um espelhando a cultura local e os elementos da sociedade e da dinastia de cada corte.

Em 1760, Nicolas Conver fundou a Maison Camoin. Seu tarô de Marselha é o mais popular de todos os tempos. Marselha, no sul da França, foi o local em que chegaram novas filosofias e pensamentos que ampliaram os horizontes limitados da Idade Média.

Ainda no século 18, o escritor francês Court Gebelin identificou o tarô como sendo de origem egípcia. Eliphas Lévi (Alphonse Louis Constant), padre católico, filósofo e simbologista, percebeu que os 22 Arcanos maiores do tarô correspondiam ao número de letras do alfabeto hebraico, relacionando-os ao 22 caminhos da Árvore da vida.

O médico francês Gerard Encausse (1865-1917), ou Papus, utilizou o termo “tarô esotérico” para diferenciar um saber tradicional preservado por símbolos, ideogramas e letras, mudando o paradigma da cartomancia vigente na época, em seus livros sobre o tarô: O Tarô dos Boêmios (1889) e O Tarô Adivinhatório (1909).

Arthur Edward Waite (1857-1942) afirmava que o tarô incorporava as representações simbólicas das idéias universais, por trás das quais estão todos os subentendidos da mente humana: “É nesse sentido que o tarô contém a doutrina Secreta, que é a percepção de poucos, das verdades encerradas na consciência de todos, mesmo que elas não tenham sido reconhecidas claramente pelas pessoas comuns. A teoria informa que essa doutrina sempre existiu e que ela surgiu na consciência de uma minoria escolhida, sendo perpetuada em segredo de uma pessoa para outra e registrada em livros secretos, como os de alquimia e de cabala. Acima da chamada Doutrina Secreta existe uma experiência, ou uma prática que a justifica”.

No início do século 20, a psicologia influenciou a elaboração de novas variações do antigo oráculo, com tarôs que incorporaram conscientemente elementos psicológicos. A partir de então, com os novos conhecimentos divulgados por Jung, terapeutas e pesquisadores passaram a adotar uma postura científica em relação ao simbolismo do tarô. O ser Humano passou a entender melhor os fenômenos parapsicológicos e as profundezas da mente e do subconsciente.

Independentemente de qualquer coisa, o tarô ganhando espaço através dos tempos e chegou ao mundo contemporâneo como mais um antigo de consumo. Sabe-se que pessoas das mais variadas idades e profissões utilizam-no de diversas formas. Casas comerciais, revistas e bares fazem uso de suas imagens e dos nomes de suas cartas, introduzindo-as em nosso cotidiano. Nesse emaranhado de usos e abusos, às vezes fica difícil saber onde se encontram os iniciados ou, pelo menos, pessoas que buscam no tarô elementos para uma compreensão mais séria da vida presente, para a decifração do passado ou do futuro. Mas nesse contexto isso talvez não seja o mais importante, porque se ele é uma grande reserva de sabedoria, o simbolismo estará sempre “atento” mesmo quando é utilizado por puro divertimento ou de forma inadequada.



Uma viagem pelas cartas do tarô é uma viagem às nossas profundezas. Estuda-lo é ter compreensão de si mesmo em todas as etapas de nossa vida. A caminhada pelos 22 Arcanos maiores é traçado humano em busca de si próprio.

Somos o Louco, que em alguns tarôs é o número 0 e, em outros, o 22. Ele não possui posição fixa, estando livre para fazer o que desejar, como um curinga do baralho atual.

O primeiro Arcano é o Mago. A própria palavra encera o seu significado: aquele que tem o poder de fazer mágica. Está pronto para executar seus truques. Através dele, a magia do nosso mundo interior pode ser exteriorizada, mostrando que milagres podem acontecer dentro da realidade.

A segunda carta, a Sacerdotisa, simbolizando o arquétipo da Virgem, nos diz que não é adequado agir; é melhor intuir, interiorizar-se.

Os Arcanos 3 e 4, Imperatriz e Imperador, nos falam da mãe e do pai de cada um de nós de dentro de si. Todos nós temos enraizadas as figuras materna, como protetora e paterna, corajosa.

Em seguida, encontramos o Papa (Arcano 5), segundo a Igreja, o representante de Deus na Terra. Estamos agora lidando com as regras da sociedade.

No Arcano número 6, encontramos o Enamorado, a Indecisão. Independentemente de qualquer coisa, ele nos mostra o momento de tomar decisões pessoais, escolher caminhos, e essa atitude provavelmente estará vinculada ao fato de se estar deparando com o amor pelo outro.

No Carro, ou Triunfo (Arcano 7), estamos direcionados a percorrer um determinado caminho. Temos saber conduzi-lo escutando o nosso eu interior, cuidando para não cairmos na ansiedade.

O Arcano 8, Justiça, nos mostra que existe uma balança na qual nossa vida é medida. É a Lei Maior, causa e efeito. Momento de grandes exigências pessoais. A mensagem desse momento é o equilíbrio dos pratos da balança e sabedoria de entender o tempo certo de escolher os frutos.

O Eremita (Arcano 9) nos faz buscar a nós mesmos. Através do recolhimento, encontramo-nos e descobrimos a nossa luz interior.

Em seguida, percebemos que a Roda, da fortuna (Arcano 10) nos leva para cima e para baixo. Nada aqui é definitivo. Tudo pode mudar a qualquer momento. A Roda sempre surge para sinalizar as mudanças importantes que estaremos vivendo.

No Arcano 11, encontramos a Força. Uma mulher que domina um Leão. Fala dos nossos instintos que estão à flor da pele, da nossa necessidade em “marcar” um território em nossa vida pessoal.

O Enforcado, ou Sacrifício (Arcano 12), nos força a uma reflexão, porque estamos presos a algum tipo de situação que nós levará a perceber as coisas de uma outra forma. Encontramo-nos com o nosso eu interior, porque a vida nos imobilizou. Temos de encontrar nossas respostas.

A Morte ou a Imortalidade (Arcano 13); o corte a ser executado é profundo, dolorido, mas tudo o que não vale a pena deve ser retirado. Flores novas nascerão. É necessário morrer para renascer e trabalharmos o nosso apego.

A Temperança (Arcano 14) nos dá um equilíbrio interior, fazendo com a nossa energia esteja aprumada.

O Arcano 15, o Diabo ou a Paixão, nos mostra a paixão, o turbilhão emocional, o mundo material. Ele simboliza o mundo mundano, nossas necessidades relacionadas à matéria e aos prazeres pessoais.

A Torre (Arcano 16), percebemos que tudo o que é construído sem base sólida é destruído. Deve existir uma estrutura para se construir alguma coisa. É preciso aprender a não criar muitas expectativas diante de pessoas ou situações.

Na Estrela ou Esperança (Arcano 17), vemos uma luz no final do túnel, temos esperança em alcançar nossas metas. Raios de luz iluminam o nosso céu.

O Arcano 18, a Lua, enfrentamos cara a cara a nossa própria sombra e as sombras que nos cercam. Então, convivemos com o medo e podemos viver momentos melancólicos, saudosistas.

No Sol (Arcano 19), encontramos a alegria de viver. Demonstra uma energia de calor e iluminação que podem acontecer através de associações com pessoas especiais.

No Arcano 20, a Ressurreição, escutamos as trombetas. Momento de sairmos de nosso sarcófago. Ele nos pede a quebra de padrões, tabus, regras e preconceitos que possam tornar a nossa vida um sarcófago.

No Arcano 21, o Mundo, tudo se fecha e inicia novamente. Representando todas as energias as 78 cartas do tarô, o Mundo nos possibilita a criatividade, o amor e a alegria de viver. Nele voltamos a ser um e inteiros. Vivemos.



Ana Elizabeth é formada em História e Estudos Sociais. Taróloga, é autora de Tarô Sem Mistérios – Interpretando o Tarô Egípcio (Ed. Berkana, 1999) com o artista plástico Rogério Ivan Serra.

Notas: Extraído da revista Sexto Sentido, Ano 5 – Número 53


http://www.ippb.org.br/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=3728&mode=mode=thread&order=0&thold=0

Tiago!

Anônimo disse...

Homero vc poderia me explicar o que vc quer dizer em relação a isso, vc quer dizer que não analizará mais nenhum outro casal de bbbs é isso ou não. Ok aguardarei sua resposta .Um feliz ano novo p/ vc e toda a sua família tá homero

Anônimo disse...

nossa homero não sei se vc já leu uma notícia da íris sobre o namorado do jornal expresso do RJ que diz que já chegaram aos finalmente a muito tempo, e ainda fala que o grego era devagar, está lá no blogger fã, eu estou de boca aberta até agora se a íris deu msm essa notícia p/ esse jornal ,coisa que eu não creio, mais tb não coloco a minha mão no fogo, pq ultimamente a íris só fala isso sobre namorado que está carente isso ou aquilo ,sem se preservar ela e tb o atual companheiro eu acho que a íris está demorando muito crescer mentalmente, pois essas atitudes são p/ adolescente e não p/ uma mulher de 28 anos e ainda mais que ela prezava no bbb7 uma coisa e aqui está fazendo uma coisa totalmente diferente eu creio que deve ser isso que os fãs pegam no pé dele e falam que ela é contraditória e realmente é aí fica difícil né. Começando que quase toda entrevista que dava falava eu não gosto de homem novo e agora aparece c/ um de 21 anos que a leleti arrumou fala sério tudo bem que os opostos se atraem mais as coisas que ela fala já virou palhaçada eu acho que isso tudo que ela está fazendo é só p/ aparecer no ego no fuxico no babádo na caras e outros mais ela quer é ibope isso sim.

Homero Moutinho Filho disse...

Anônimo da 03:18.
Havia escrito um texto, mas a conexão pifou e fiquei até agora sem poder postar,rs.
Era sobre o BBB. Depois incluirei.
Não pretendo fazer mapas para este BBB8.
Para mim a Globo nunca mais poderá realizar outro que se iguale ou supere o BBB7.

Homero Moutinho Filho disse...

Tiago.

-Obrigado pela ajuda. Postarei este texto do Tarot.

Anônimo disse...

Homero,
Você viu essa nota sobre a Iris? Muito ridículo. A cara dela e da Arlete darem esse tipo de declaração. Muitos fãs estão achando que é mentira, que o jornal só publicou para prejudicar a Iris ou está jogando verde para colher maduro. Como dizia um personagem do Chico Anísio: - tem pai que é cego. adaptando: Tem fã que é cego.
Sei que é verdade, pois converso com pessoas que tem acesso diretamente à Iris e Arlete. Thiago praticamente já se mudou para o apê da Iris em São Paulo. Ele já tem o espação dele no guarda-roupa dela; já tem gaveta rsrsrsr. Ele a leva de jatinho para cima e para baixo, fazendo todas as vontades dela (ele é piloto).

http://img161.imagevenue.com/view.php?image=60986_ty59079_expresso_idolo_2_123_669lo.jpg

Clique na imagem acima para ver em tamanho real
Vingou o romance de Íris Stefanelli com o nadador Thiago Kückelhaus. A apresentadora do 'TV Fama' levou o atleta para passar o Natal ao lado da família dela em Uberlândia (MG) e até colocou uma foto dos dois juntos em seu diário virtual, assumindo o relacionamento.A família de Siri ficou encantada com o bonitão. Ele chegou por lá no dia 22 e ficou até a tarde do dia 24, quando rumou para Goiânia para festejar também com sua família, do ramo de aviação. Na nova mansão da família Stefanelli (comprada por Siri), eles dormiram em quartos separados, coisa que não acontece no apartamento da loura no Itaim, em São Paulo. Thiago já dormiu por lá muitas noites e, antes que vocês me perguntem, já vou logo avisando: eles já transaram, sim! Vale lembrar que Íris não fez sexo com o grego Stavros Stilianos - a quem chamou de 'muito devagar' -, como antecipamos. Hoje, o 'ligeirinho' desembarca novamente na cidade mineira, para o casal passar o réveillon juntinho. Ah, o amor...

Anônimo disse...

Bom dia Homero!Agora eu entendi o que vc quis dizer,pois só tinha o titulo do texto e não o conteudo.Olha,eu tenho uma opinião simples e que nesse momento me parece consistente.Nunca e em tempo algum 2 pessoas oriundas de um reality show fizeram tanto sucesso como eles dois(desafio a me contestarem com outros nomes!) e por isso mesmo vejo o trabalho sistematico da mídia mais conservadora e sensacionalista em destrui-los porque ambos são muito fortes.Voces já param para pensar quantas oportunidades eles "tiram" de artistas de longa data em campanhas publicitarias e eventos?Eu vos respondo,INUMERAS!Vcs acham que isso agrada a esses grupoas que estão ai na midia a tempos e que tem grande afinidade com veiculos de comunicação e sites.Voces acham que a Venus Platinada gosta que as portas de um novo BBB ainda se fale com tanta força do passado?Claro que não!E por coinidencia as piores notas contra eles são de veiculos do referido grupo de comunicação.Não estou dizendo que ambos são santinhos não(ng é perfeito!),mas que existe a tempos uma perseguição sistematica contra eles no sentido de desvincular as imagens primeiro como casal e posteriormente para desmoraliza-los,isso pra mim é limpido como a agua.Eles sem credibilidade não são boas imgens para que empresa nenhuma os contrate para capanhas e eventos e assim posso contratar os mesmos de sempre que estão na mídia a tempos e fazem o perfil chapa branca.O mundo midiatico é por demais de competitivo e sujo e pra quem está chegando sem a menos experiencia até ficar esperto leva um tempo.Vamos dar um tempo e tenho certeza que essas tempestades vão passar.
PS:Só dando uma informação,a tal nota do jornal de 0,50 centavos daqui do Rio(eu graças a Deus nunca li esse jornal na vida!)é o mesmo que sistematicamente dá uma nota com muito veneno contra Diego e Iris.E só pra deixar bem claro o blog fã que é comandado por um xará meu Thiago colocou em negrito que o conteudo da nota é de responsabilidade do jornal e NÂO foi entrevista com a Iris.É aquilo que já disse anteriormente,é chegada a hora deles dois se imporem a essa gente os processando pois honra é algo muito sério.Coincidencia essa nota de cunho nefasto ser dada as vesperas do novo BBB e em um veiculo da Globo,não é?Qual será a proxima com o nome dela e do Diego?Vamos esperar e conferir!É gente,fama não tem só louros não,tem dissabores tb!!!
Tiago!
Boas entradas para todos do blog e que tenhamos um 2008 com muita paz e saude!!!!!!

Anônimo disse...

http://www.sociologia.org.br/tex/ap31-.htm
http://www.psicologia.org.br/internacional/ap31.htm

A Calúnia e a Fofoca

* Roque Theophilo

Calúnia é um termo que vem do latim, calumnia, engodo, embuste. A calúnia não se confunde nem com a difamação nem com a injúria, outros dois crimes contra a honra. A difamação (do latim diffamare) significa desacreditar, sendo um crime que consiste em atribuir a alguém fato ofensivo à sua reputação de pessoa fiel à moralidade e aos bons costumes. Não se confunde com a calúnia, pois esta consiste numa imputação injusta de fato tipificado como crime. Na difamação o que se busca é desacreditar a vítima, embora sem apontá-la como autora de fato criminoso. Exemplo: afirmar que um homem solteiro, de hábitos reconhecidamente morigerados, freqüenta prostíbulos. Trata-se, enfim, de uma imputação de fato desairoso à reputação da vítima.

Quanto à injúria do latim injuria, de in jus, injustiça, falsidade, trata-se de um crime contra a honra consistente em ofender, verbalmente, por escrito, ou fisicamente (injúria real), a dignidade ou o decoro de alguém. A injúria ofende o moral, abate o ânimo da vítima, ao passo que a calúnia e a difamação ferem a moral da vítima. Perceba-se a diferença entre estas três afirmações: "Fulano é um peculatário!" (calúnia); "Beltrano é um depravado!" (difamação); "Sicrano é um boçal!" (injúria). A injúria pode ser manifestada não apenas mediante palavras, mas também por gesticulações ultrajantes (injúria verbal) e, até, fisicamente, quando A, mais avantajado corporalmente do que B, a fim de aviltá-lo, despe-o em público, embora sem lhe causar dano físico. Temos, neste caso, a chamada injúria real. Outro exemplo: o da bofetada que se aplica menos com o intuito de ferir do que ridicularizar..

FOFOCA é o mexerico, intriga, a bisbilhotice É um mal que para muitos é divertimento sem importância, mas que é extremamente destrutivo: A vontade de passar informações faz parte do homem, é a comunicação, é uma ação humana natural e normal, mas na maioria das vezes esquecemos do outro e não medimos as conseqüências das nossas palavras. Quando uma pessoa não controla a cobiça, o resultado é a inveja, que desperta o instinto animal de prejudicar o próximo pela difamação. O vaidoso que é infestado pelo orgulho e pela arrogância, é muito propenso a usar a fofoca. O egoísmo é o resultado da maldade, da indiferença para com o semelhante e, portanto, pela falta de escrúpulos pode-se criar as mas desalmadas mentiras com a idéia de prejudicar o semelhante. Os homens não têm escrúpulos e por isso estão se destruindo, com mentiras, murmurações, mexericos e fofocas e em todas elas o "ingrediente" principal é a vida do próximo. Existe uma verdadeira indústria por trás da fofoca. Revistas, programas de televisão especializados em fofocas, jornais sensacionalistas que vendem isso, milhares e milhares de pessoas envolvidas na indústria milionária do mexerico. Tudo mentira, falso testemunho, afinal o ditado não é este: "quem conta um conto aumenta um ponto"? E não para por aí. Pior que este são os que fazem isso todos os dias de graça, por puro prazer, pendurados em janelas, nos bares, nas ruas, no trabalho. Aliás, se dedicassem em seus afazeres o mesmo tempo que gastam com mexericos, já seriam chefes. A murmuração e o mexerico nos são impostos pela carne. Qual de nós não fica com a "língua coçando" para passar para frente uma notícia. No entanto, se vivemos com o nosso espírito em Deus, teremos um "filtro" que irá separar o que pode causar mal ao nosso semelhante.

Em resumo enquanto que fofocar significa intrigar, caluniar consiste em difamar fazendo acusações falsas ou atribuindo falsamente a alguém fato definido como crime. Na calúnia, portanto, há violência maior. Ainda procuramos negar e esconder este fenômeno quando dele somos vítimas. Sentimos vergonha de sermos caluniados quando a vergonha seria adequada sentir por aquele que gera a calúnia. Por vezes, até mesmo nos submetemos ao caluniador do grupo em que convivemos.

Afirmativas como "onde há fumaça há fogo", em verdade são armas utilizadas pelos caluniadores. O correto é: "onde há fumaça há um caluniador". Para bom entendedor, quem está sendo exposto não é o caluniado, mas sim o caluniador: revela-se e desvenda um interior conflitado.

O caluniador é uma pessoa que está sempre em conflito consigo mesmo. Quem está de bem com a vida não tem sequer vontade de caluniar, quer apreciar as coisas boas da vida.

Por vezes, as pessoas lidam de forma inadequada com suas perturbações. Por exemplo, passam a ingerir muita bebida de álcool, ou mergulham num mundo imaginário e se afastam da vida real. Outra forma inadequada é a calúnia. O caluniador procura transferir seu desequilíbrio para outra pessoa. Lançando uma calúnia ele percebe que o interior da pessoa atingida começa a se desorganizar. Para que isso ocorra, a calúnia deve ser impactante, deve penetrar no interior da vítima e estourar como uma bomba. Portanto, agora quem está desequilibrado é o outro e não mais ele. Ou há mais alguém perturbado e em sofrimento como ele.

Como este artifício é fantasioso, não promove um alívio duradouro ao caluniador, como um vício ele sente necessidade de repetir e repetir o ato de caluniar. É uma falsa saída para seu desequilíbrio. É como se alguém pegasse o lixo de sua casa e jogasse no pátio do vizinho. Por alguns momentos tem a sensação de estar limpo. Mas o lixo reaparece na sua casa, pois ela é o gerador de lixo.

Existem dois tipos de caluniadores: aquele que calúnia sistematicamente e aquele que o faz num momento em que sua vida não vai bem.

E existem também as pessoas que levam adiante a calúnia gerada por outro. É um fenômeno que acompanha a humanidade desde sempre. Um dramaturgo romano, Plauto, escreve em uma de suas peças: "Os que propalam a calúnia e os que a escutam, se prevalecesse minha opinião, deveriam ser enforcados, os primeiros pela língua e os outros pela orelha".

Brincadeiras à parte, temos que aprender a lidar com estes fenômenos. Todos estamos sujeitos a ele. Scheakespeare escreveu: "Mesmo que sejas tão puro quanto a neve, não escaparás à calúnia".

A recuperação de quem sofre a calúnia se faz a medida em que a pessoa não se submete ao fenômeno, encara-o de frente, conversa com seus amigos. Preserva sua auto-estima, desvinculando-se desta agressão verbal e psicológica da qual está sendo vítima. Poderá buscar ajuda profissional numa psicoterapia de cura duração de tipo Interpessoal.

Aquele que se percebe gerando calúnia, também se beneficiará de uma ajuda profissional para procurar lidar de uma maneira mais eficaz com seus desequilíbrios.

O mecanismo da fofoca e da calunia pode ser avaliado por uma experiência subliminar que em psicologia é um estímulo que não é suficientemente intenso para que o indivíduo tome consciência dele, mas que, repetido, atua no sentido de alcançar um efeito desejado.

Salomon Asch (citado por Joan Ferrés em Televisão Subliminar. Porto Alegre: ArtMed., 1998. p. 50.) fez uma pesquisa com estudantes universitários nova-iorquinos com a finalidade de destacar o caráter contaminante das idéias, sobretudo do pensamento associativo, menos por seu conteúdo e bem mais pela forma como é apresentado e é possivelmente esse mecanismo um grande exacerbador da virulência com que as fofocas se propagam numa total distorção do fato verdadeiro.

Faça uma experiência extremamente simples com dois grupos de pessoas que não se conheçam. Ao iniciar o teste da fofoca, diga que passará algumas referências a respeito de uma personagem que é seu amigo chamado Ronaldinho. Passe, então, a informação: ao primeiro grupo, dizendo que o seu amigo Ronaldinho é muito competente, honesto, ordeiro, teimoso, mentiroso, impulsivo e fofoqueiro; e ao segundo grupo, passe as mesmas informações, alternado a ordem dos adjetivos que caracterizam a personagem. Assim, Ronaldinho é um fofoqueiro, impulsivo, mentiroso, teimoso, ordeiro, honesto e competente. Espere passar uma semana e indague uma ou mais pessoas de cada um dos grupos o que lembram de Ronaldinho. Poderão ocorrer tipos de resposta diferentes, porém será mais provável que o primeiro grupo lembre mais as qualidades positivas de Ronaldinho e o segundo, as negativas. Ainda que aspectos positivos e negativos tenham sido apresentados em igual quantidade e, literalmente, tenham sido os mesmos, a ordem em sua apresentação despertou o pensamento primário e, dessa forma, condicionou um preconceito que contaminará todo o resto da informação. Se esse fato não ocorrer, provavelmente, a pessoa associou Ronaldinho a um conhecido seu e guardou na memória os adjetivos com os quais associa esse amigo. Caso contrário, lembrará primeiro dos adjetivos positivos ou negativos, que tenham sido priorizados na apresentação. Essa pequena mostra como as comunicações podem distorcer os fatos o que acontece normalmente nas fofocas. Longe de ser apenas um prosaico experimento, os estudos que se seguiram àquele mostram a imensa importância da hierarquia de idéias que deve estar presente em todo tipo de apresentação que fazemos de um fato. Embutem-se idéias centrais fortes, decisivas, conclusivas e essenciais e outras idéias periféricas, bem menos relevantes, meramente auxiliares. Se sua apresentação não enfatizar e ordenar as primeiras.

Provavelmente, graças a esse poder contaminante do pensamento primário é que, muitas vezes, julgamos uma causa por sua aparência, brigamos com amigos por detalhes fúteis e esquecemos o imprescindível para guardar o periférico. Então no caso da fofoca esquecemos as qualidades boas da pessoa e exaltamos as más.

PÍLULA DA FRATERNIDADE

A fofoca traduz um sentimento de maldade de disseminar como joio a intriga, ao passo que a calúnia mostra o forte instinto maldoso de usurpação da dignidade do outro pelo engodo e o embuste.


* Psicólogo e Jornalista Profissional, é autor do título « O Amigo Psicólogo ® ». Presidente das Academia Brasileira de Psicologia e Academia Internacional de Psicologia, e um dos pioneiros da Psicologia no Brasil.

msolangepereira disse...

Boa tarde Homero!
Essa nota é um Frankstein ,não me lembro da Iris ter confirmado esse namoro,a notícia e foto partiu do blog da Manu, e sinceramente tenho dúvidas se é verdadeira.

Confesso que estou curiosa a respeito desse novo BBB,acredito que será muito difícil superarem o BBB7, principalmente se tentarem manter a fôrmula até agora usada, um(a) caipira, um cauboi, um(a)descolado(a), um(a)negro(a),um quase cantor ,uma quase modelo porque é o que vimos até agora.As comparações serão inevitáveis, e já estamos escaldados quanto aos novos casais que se formarem,penso que casal carismático só teve um até agora Iris e Diego isso após sete edições, será um trabalho de Hércules tentar superá-los.
Solange

Anônimo disse...

Homero, boa tarde.
Estou preocupada com o Diego, no comando da festa da virada de ano da Av. Paulista, pois acho que ele tem carisma, mas ainda não tem o tarimba como apresentador, para enfrentar este desafio, para um público estimado de dois milhões de pessoas e ao vivo. Lembro do quadro dele no Fantástico, em que o colocaram no programa, sem experiência e treinamento nenhum, e deu no que deu.
Você poderia nos dizer quais são as probabilidades dele ser bem sucedido nesta empreitada, segundo o mapa astral?
Desde já agradeço.

Anônimo disse...

Homero, duas perguntas... Se voce puder me responder, adorarei.

1ª) Por que voce colocou "alemão" e "Siri"? Ou seja, alemão em minúsculo e Siri em máiúsclo?

Por favor, seja absolutamente sincero, mesmo que isso melindre fãs de um ou de outro.

2ª) Sabendo que o BBB-8 irá começar no dia 08/01/2008, provavelmente as 21:00 hs, é possivel saber através dos astros se essa edição será melhor que o BBB 7?

Feliz Ano Novo, meu povo!!!!!!!!!!

Noninha

Homero Moutinho Filho disse...

Anônimo das 16:06.

Já verifiquei no mapa do Diego as chances de sucesso ou não, neste comando da virada de ano.
Amanhã ,(domingo) postarei a análise.

Homero Moutinho Filho disse...

Noninha.

-Vocês prestam atenção em cada coisa...rs.
Nem tinha notado que digitei "alemão" em minúscula e "Siri" em maiúscula.
-Assim eu "surto" de vez,gente, rssss.

Homero Moutinho Filho disse...


-Terei de esperar pelo programa, para ver a hora exata que começa e quando eles entrarão na casa, para fazer o mapa, mas não estou muito interessado neste BBB8.
-Prefiro, a partir de janeiro, tentar atender os pedidos de muitos leitores sobre seus ídolos e analisar várias celebridades, cujos dados seus fãs já me enviaram pelo e-mail.
O Leandro, a Jolie, Luciana Guimenez e muitos outros artistas famosos, inclusive políticos .
-Em breve inauguraremos um site, só para tratarmos deste assunto.

Anônimo disse...

Boa tarde Homero,Solange e a todos!Pegando o gancho do que a Solange disse,eu tenho para mim que essa edição vai ser uma baixaria completa como era para ter sido a do BBB 07 e não foi por causa dos dois.Mas dessa vez que se preparem pois sinto cheiro de TOTAL apelação com o intuito de se manter a audiencia nos patamares de anos anteriores,não se esqueçam que o BBB antecede a malfadada novela das 20 hs que é as 21 hs e que não está tão bem de audiencia.Vamos esperar,mas da mesma forma que essa novela está abusando da sexualidade creio que vão fazer o mesmo nessa edição do BBB.
PS:Homero depois faça um comentario( se tem como ver pela astrologia) sobre essa queda da Globo em termos de audiencia nos ultimos anos.(eu fiz um pequeno texto em outro post"Aos queridos insanos"!)e queria sua opinião.
PS:Com a reclassificação de horario da novela eu creio que o BBB começe mais tarde que o habitual,não vai ser as 21 hs não,tem que se confirmar isso ai.Mas acho que deve ser as 21:40 ou as 22:00hs.
Tiago,desejando a todos um Feliz Ano Novo!

Anônimo disse...

Olha Homero,eu adorei essa ideia de falar de outras personalidades e de politicos visto que em 2008 teremos eleições municipais.Vou dar o exemplo daqui da minha terra o Rio de Janeiro,na capital que é governada pelo Cesar Maia(Dem)que é uma figura muito interessante de se analisar,ele nasceu em 18/06/1945 e teoricamente era pra ser do "signo" de Gemeos,porém lendo as caracteristicas rasas desse signo o Cesar pouco se enquadra
pois é uma figura caseira(não frequenta eventos aqui na cidade),muito pragmatico,tecnocrata e um verdadeiro estrategista de campanhas eleitorais e com existo aqui na cidade do Rio.Essa eleição de 2008 aqui no Rio terá figuras muito dispares se confrontando:Wagner Montes(PDT),Marcelo Crivella(senador e sobrinho do Bispo Macedo),Solange Amaral(Dem,e tem o apoio da ala do PMDB do falastrão do Garotinho),Eduardo Paes(quer ser candidato e conta com o apoio do Governador Sergio Cabral),Denise Frossard(PPS),Jandira Fegalhi(PCdoB)e outros de menor expressão,o PT aqui no Rio não existe e por isso nem cito porque não se fala ainda em quem será candidato proprio desse partido.Vai ser uma eleição disputada pois vai marcar a saida do Cesar da prefeitura depois de 16 anos e vamos ver se alguem da oposição ganha ou vai ser a sua candidata.Eu tenho um palpite que pela primeira vez na historia da capital teremos uma prefeita eleita.Pra quem não sabe o Cesar é cria do falecido governador Leonel Brizola que apesar de ter sido tachdo de ultrapasado por seus criticos e ter errado em certas coisas na adm publica foi uma figura que levou seus principios trabalhista e nacionalistas até o final de sua vida em meados de 2004.Curiosamente o Brizola nasceu no mesmo dia do Diego,dia 22/01/1922.
PS:Gostaria de saber se tem como se fazer o mapa de duas figuras:Getulio Vargas e Juscelino Kubitschek e o porque que com seus erros e acertos são considerados os presidentes mais queridos.?
Tiago!

Homero Moutinho Filho disse...

TIAGO.

-O Brizola não nasceu em 1922 como seu livro biográfico; "O Minuano" cita.
-Minha primeira mulher era muito amiga e se formou com o filho dele , o "Biloca" e analisei a vida toda do ex-governador , pois não batia com o suposto mapa de nascimento .
-Descobri em arquivos publicados em jornais, como o "O Globo" que Brizola não nasceu no RS, mas sim em Sorocaba , São Paulo e no ano de 1918, pois só foi registrado por um padre que o criou e educou .
-A Astrologia não falha. Se os dados não batem com os acontecimentos sempre haverá algo errado e eu descobri a tempo.
-O que tem de datas erradas de políticos não é normal! A começar do Lula!
-Quem puder pegar no cartório de Registro Civil do Rio de Janeiro , no livro de registros de nscimentos, as datas corretas de cada político, envie para mim, para que possamos analisar com mais certeza.
-É fácil e não custa nada. Só pedir para olhar o livro e anotar.

Homero Moutinho Filho disse...

Solange.

-Jamais serão superados!

Anônimo disse...

TIAGO ISSO PRA MIM É CLARO COMO UMA AGUA CRISTALINA.

OLHA PESSOAL ACHO MELHOR VCS PARAREM DE BRIGA E COMEÇA A PENSAR EM TDO QUE ESTÁ ACONTECENDO E O QUE VIRA.

ELES ESTÃO QUERENDO ACABAR COM IRIS E DIEGO...VCS NÃO PERCEBEM?

ELES TEM MUITO POUCO TEMPO PARA QUEIMAR OS DOIS...ENTÃO IRIS É ATACADA PELOS JORNAIS...E ALEMÃO ESTÁ INDO DIRETO PARA A BOCA DOS LEÕES.

SÓ BOBO QUE NÃO VE...ALEMÃO AINDA TEM GENTE GRANDE QUE PODE SOCORRE-LO! E IRIS? INFELISMENTE APENAS OS FÃ, E ALGUMAS PESSOAS AMIGAS.

ESPEREM PARA VER O QUE VÃO FAZER NESTA VIRADA DE ANO.

E COM O BBB8 CHEGANDO, E ESSES DOIS DIRETO NA MIDIA A COISA NÃO VAI ANDAR.

ENTÃO, ESTÃO TENTANDO DE TDO PARA DESVINCULAR OS DOIS.


FELIZ 2008 PARA TODOS...HOMERO EM 2008 ESTAREI AQUI, JUNTOS.

Anônimo disse...

29 de Dezembro de 2007 12:13

Sensacional esta contribuição.

Quem está com as portas abertas para que todo tipo de julgamento a respeito de um casal seja objeto diário de todo tipo de recalque?

"Sou avesso às prostitutas, mas mantenho alugado um imóvel para um protíbulo porque me convém?"

Lavar as mãos como Pilatos?
hehehe

Na casa do Senhor não existe satanás.

Anônimo disse...

Homero,
Hoje é aniversário do infeliz do Thiago Leite Ninho, ele está fazendo 22 anos. Vc tem alguma previsão?

Anônimo disse...

Afff... Posso fazer uma crítica construtiva? Você me permite, Homero? Bom, lá vai, então.

Tiago, meu querido, acho você um tanto prolixo. Que tal praticar o exercício de síntese, hein? Não sei se já virou uma espécie de cisma de minha parte, mas eu não consigo chegar até o fim de seus posts... Faço uma leitura dinâmica e procuro logo em seguida a resposta do Homero ou de outro pra saber de qual assunto se tratava... Por favor, me desculpe por ser franca, só queria dar uma dica, ok? Só acho que a objetividade deixa as coisas mais dinâmicas... rsrsrsrs

Anônimo disse...

Bom dia Homero,Solange e a todos!Repondendo ao amigo(a) das 03:50,eu vou procurar ser menos prolixo sim,meus textos são assim por causa da Faculdade de Direito que faz vc mudar um pouco a forma da sua escrita ao se fazer pareceres e relatorios juridicos e quando vc vai ver está escrevendo dessa forma formal no cotidiano.Pode deixar,que vou tentar me corrigir e ser mais didatico e sucinto!
Desejo a todos um bom ano novo com muita paz!
PS:Homero,recebeu o meu email do TAROT?
PS:Homero,pela Astrologia 2008 será do mesmo nivel de sucesso para Diego e Iris?
fui........................
Tiago!!!!!

Homero Moutinho Filho disse...

Recebi. Obrigado Tiago.

-A Íris ainda tem dois anos para atingir o auge e o trânsito de Plutão favorecerá por bom tempo o Diego.
-Sobre o tal "affair", não fiz o mapa dele.